Mesoterapia Capilar – Entenda mais sobre o procedimento para queda de cabelo

Uma série de fatores comprometem a saúde dos cabelos. Poluição, chapinha, escova, procedimentos capilares, estresse, entre outros afetam a beleza natural dos cabelos. A mesoterapia capilar age no combate aos principais agentes danosos que podem levar a doenças e a queda de cabelo

Basicamente, a técnica visa a aplicação de fármacos diretamente no couro cabeludo, onde se mostram mais eficazes. Os resultados, em comparação a outros tratamentos, tendem a ser mais eficazes e rápidos, trazendo melhoras sensíveis à autoestima. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre o procedimento, a quem se destina, como é conduzido, entre outras informações importantes. Acompanhe!

imagem 65

O que é a Mesoterapia Capilar

A Mesoterapia Capilar é um método em que são feitas aplicações com vitaminas, minerais e aminoácidos sintetizados necessários para a saúde capilar. Para isso são usadas micro injeções que ultrapassam a epiderme (camada superficial da pele), assim uma maior quantidade de fármacos ou nutrientes chegam às camadas mais profundas, trazendo resultados melhores. 

O procedimento é uma alternativa para os pacientes que sofrem com a queda de cabelo e já utilizaram outros métodos (via oral ou tópica) sem os efeitos desejados. A grande vantagem da técnica é a capacidade dos componentes de atuarem diretamente no folículo capilar, com alto poder de ação no cabelo. 

Os fármacos são injetados conforme a deficiência do paciente: engrossam cabelo ralo, interrompem a queda de cabelo, fortalecem o cabelo, melhoram o aspecto ou ainda previnem alopecias quando há predisposição. 

As microinjeções agem em três frentes: 

  • Estimulam os bulbos inativos, aumentando a circulação sanguínea no couro cabeludo de modo a facilitar a entrada de nutrientes para os bulbos capilares. 
  • Inibem a enzima  5-alfa-redutase, responsável pela produção em excesso do DHT (diidrotestosterona), principal hormônio causador da calvície genética.
  • Ampliam o tempo da fase de crescimento dos fios de cabelo.

Quais os benefícios da Mesoterapia capilar

A aplicação gera os seguintes benefícios:

A queda de cabelo reduz gradualmente;
As substâncias ativam o crescimento do cabelo;
Reduz a atividade das glândulas adiposas, fazendo com que os fios pareçam mais limpos, longos e volumosos;
Com o aumento do fluxo sanguíneo e do fornecimento de oxigênio, os bulbos aumentam;
Reduz a caspa e a seborreia;
Sensível melhora na densidade do cabelo, suavidade e brilho.

A quem a Mesoterapia capilar é indicada

A Mesoterapia capilar é especialmente indicada nos seguintes casos: 

  • Perda de cabelo excessiva;
  • Caspa ou seborreia do couro cabeludo associada à ruptura das glândulas sebáceas;
  • Couro cabeludo seco ou com ranhuras;
  • Cabelo frágil e quebradiço; 
  • Perda de volume na área basal.

A quem não é indicada

A mesoterapia capilar não deve ser realizada nos seguintes casos:

  • pacientes gestantes ou lactantes; 
  • pacientes com algum tipo de alergia aos componentes usados no tratamento;
  • aplicação durante a menstruação;
  • pacientes com distúrbios do sistema endócrino;
  • pacientes com tumores benignos e malignos;
  • pacientes com algum tipo de infecção no couro cabeludo. 
imagem 64

Como é feito o procedimento

O primeiro passo é a consulta com o dermatologista, que vai conduzir a análise clínica e do histórico do paciente a fim de entender a possível causa da queda de cabelo. A partir daí, ele vai definir as substâncias a serem aplicadas.

O procedimento é realizado em consultório dermatológico por um profissional capacitado. Inicialmente a região tratada passa por assepsia e em seguida é aplicado anestésico tópico no couro cabeludo. 

O médico aplica as injeções com a medicação conforme o objetivo e local a ser tratado. Cada aplicação insere uma gota da solução a uma profundidade de 1 a 10 mm. Cada sessão dura poucos minutos, geralmente de 20 a 30 minutos. 

Leia também: Queda de cabelo pós-covid.

Quais substâncias são utilizadas no tratamento

Cada injeção utiliza uma mistura de substâncias benéficas (minerais, vitaminas e outros fármacos). Em geral, de 2 a 6 ativos são adicionados na seringa. São eles:

Vitaminas do grupo B (Biotina, Vitaminas B3, B12, entre outras) – Viabilizam o metabolismo natural, restauração e crescimento capilar;
Minerais (Cobre e zinco, etc) – Previnem a distrofia (fraqueza da estrutura capilar);
Ácido hialurônico – É uma substância produzida pelo organismo, que ao longo do tempo fica mais escassa. No tratamento capilar, o ácido hialurônico nutre os bulbos e acelera o crescimento do cabelo.
Aminoácidos – Os aminoácidos são a base do cabelo e contribuem para a formação das fibras de queratina.
Medicações (finasterida, dutasterida e minoxidil) – São fármacos comprovadamente eficazes no tratamento de queda. A finasterida é um antiandrógeno inibidor da 5-alfarredutase, a dutasterida previne os sintomas da hiperplasia e o minoxidil estimula o crescimento capilar.
Fatores de crescimento (D Pantenol)- Visam normalizar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, fortalecendo os folículos capilares.

É comum a aplicação de coquetéis prontos. Nesse caso, o dermatologista escolhe a composição mais adequada à necessidade do paciente.

Dúvidas frequentes

Mesmo sendo um procedimento seguro quando realizado por profissional especializado,  algumas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre a mesoterapia capilar. Vamos às principais delas:

As injeções doem?

Isso vai depender do grau de tolerância do paciente, no entanto, devido à aplicação do anestésico local, nem sempre há desconforto com o tratamento.

O que posso esperar após a sessão?

O paciente pode retornar às atividades normais assim que sair do consultório. É recomendado apenas que evite atividades físicas nos dois primeiros dias após a sessão. Ele pode apresentar alguma dor, vermelhidão ou inchaço no local, que permanece por até três dias. 

Quando começo a notar os resultados?

Isso vai depender da composição e da necessidade do paciente. Como a fórmula varia, os resultados também variam. Geralmente em 20 a 30 dias após a primeira sessão é possível notar alguns resultados, que se tornam mais evidentes com o aumento no número das sessões.

Quanto tempo duram os resultados?

Após a conclusão do tratamento, o dermatologista pode aguardar até 6 meses para reavaliar os resultados. Dependendo da gravidade do quadro e da rarefação capilar pode ser necessária a combinação com outros tratamentos, bem como um novo ciclo de mesoterapia para a sua manutenção.

Muitos pacientes fazem apenas a manutenção tópica para manter os resultados. 

Quantas sessões são necessárias?

Em geral, de 3 a 6 sessões são suficientes para notar resultados bastante sensíveis. Dependendo da gravidade do paciente, o número de sessões pode ser maior. 

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário