Tratamento

Toxina Botulínica

Aplicação de Toxina Botulínica

Indicada para suavizar rugas e linhas de expressão no rosto, a aplicação de toxina botulínica é uma das técnicas mais utilizadas no tratamento estético.

A substância, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração dos músculos, parcial ou totalmente. Com a musculatura paralisada, não há formação de rugas e as marcas já existentes são atenuadas. Seus resultados podem durar até 6 meses.

A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento de sudorese excessiva (hiperidrose).

O que trata

Linhas de expressão e rugas, como pés de galinha, vincos na testa, rugas entre as sobrancelhas, sorriso gengival, rugas no nariz de coelho, sorriso gengival, ruga ao redor da boca, rugas pescoço.

Seguimento

Não é necessário.

Dor

Mínima. Apenas durante o procedimento.

Efeitos colaterais

Na maioria das vezes um leve vermelho imediato.

Pode acontecer de formar um pequeno roxo no local da aplicação, que desaparece em alguns dias.

Como é o tratamento

A medicação é injetada nas áreas desejadas usando agulhas minúsculas.

Resultado esperado

Redução de linhas e rugas

Início dos resultados

Em alguns dias.

Duração dos resultados

4-6 meses, podendo variar de acordo com cada pessoa.

Porque fazer botox?

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um bloqueador neuromuscular, que age impedindo a contração dos músculos, evitando as rugas dinâmicas.

O que é a toxina botulínica?

O Botox é uma neurotoxina.

Essas substâncias têm como alvo o sistema nervoso, interrompendo os processos de sinalização nervosa que estimulam a contração muscular.

Para que qualquer músculo se contraia, os nervos liberam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram as células musculares.

A acetilcolina se liga a receptores nas células musculares e faz com que as células se contraiam ou encurtem.

As injeções de Botox previnem a liberação de acetilcolina, que impede a contração das células musculares.

É assim que a droga causa paralisia muscular temporária, e melhora das rugas dinâmicas.

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica é produzida por um tipo específico de bactéria. Em quantidades mais elevadas, pode ser venenosa. No entanto, apenas pequenas doses mais fracas de toxina botulínica são usadas para reduzir rugas faciais.

Para que qualquer músculo se contraia, os nervos libertam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram células musculares. A acetilcolina liga-se aos receptores das células musculares e faz com que as células se contraam ou encurtem.

As injecções de toxina botulínica previnem a libertação de acetilcolina, o que impede que as células musculares se contraiam.

Desta forma, a toxina ajuda os músculos a se tornarem menos rígidos.

 

 

Uma vez injetado, o músculo é basicamente paralisado, levando à redução das chamadas “rugas dinâmicas” (rugas que só estão presentes quando os músculos contraiem).

É por isso que a toxina botulínica é tão eficaz nas rugas em torno da boca e bochechas (quando sorrimos) e o canto dos olhos (quando nós guinchamos, franzimos, e caretas).

Dentro da primeira semana de seu tratamento, você deve notar que seus músculos começam a relaxar e menos linhas faciais e rugas. Este efeito dura cerca de 3-6 meses.

O Botox é seguro?

Sim.

Em 2002, o FDA aprovou a toxina botulínica como um tratamento estético temporário para linhas de expressão moderadas a graves. É um tratamento bem-sucedido quando a dosagem, a colocação da agulha e a frequência são realizadas corretamente. Como em qualquer tratamento cosmético, trabalhe sempre com um médico e injetor experiente para garantir os melhores resultados.

Quais os preparativos pré procedimento?

Requer preparação mínima. Você deve informar o seu dermatologista sobre seu histórico médico, alergias ou condições médicas antes do procedimento.

É necessário remover toda a maquiagem e limpar o rosto antes do procedimento. Alguns dias antes do procedimento, você deve evitar medicamentos que afinam o sangue, como a aspirina, para reduzir o risco de hematomas. Provavelmente você vai precisar fazer um registro fotográfico antes e depois do procedimento, bem como assinar um termo de consentimento.

Como é o procedimento com toxina botulínica?

O procedimento é realizado em consultório. Para as pessoas muito sensíveis, pode ser aplicado um anestésico tópico 30 minutos antes do procedimento.

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Ao escolher cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece apenas os músculos que produzem rugas, preservando suas expressões faciais naturais.

As injeções de tratamento com toxina botulínica geralmente levam menos de 15 minutos.

O número de injeções de que você precisa dependerá de suas características faciais e da extensão das rugas.

Cuidados após a aplicação da toxina botulínica

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Evite atividade física intensa no dia da aplicação. Não deite por 4 horas após o procedimento.

Não esfregue ou massageie as áreas tratadas após o tratamento, pois isso pode fazer com que a toxina botulínica migre para outra área do rosto. Se isso acontecer, você pode ter fraqueza facial temporária.

Quando os resultados começam a serem vistos?

Os benefícios cosméticos tornam-se perceptíveis nos primeiros dias, com resultado máximo após cerca de duas semanas.

Quanto tempo duram os resultados?

Uns 4-6 meses, depende da reação do organismos de cada um.

Pratica de atividade física, sexo, idade, força muscular, dentre outros, são fatores que determinam a duração dos efeitos da toxina botulínica.

Normalmente após esse período é necessário programar uma nova aplicação para manutenção do tratamento.

Existem riscos ou efeitos colaterais?

Por ser uma substância relativamente segura e eficaz, quase não há efeitos colaterais.

Pode acontecer de formar pequenos hematomas no local da aplicação. Eles melhoraram em poucos dias. Alguns pacientes relatam dor de cabeça, principalmente se for a primeira aplicação. Se isso acontecer, tome analgésicos comuns.

Se você notar algum outro sintoma ou incômodo, não hesite em procurar a ajuda do seu médico.

Será que meu rosto terá uma aparência artificial?

Quando tratado por um injetor licenciado e treinado com experiência em anatomia facial, você pode esperar resultados sutis, mas impressionantes. Ninguém deve conseguir dizer que você fez um tratamento com toxina botulínica, a menos que você decida dizer a eles.

O objetivo é usar toxina suficiente para melhorar linhas finas e rugas, e ao mesmo tempo manter as expressões faciais naturais.

Quando devo começar a receber injeções antirrugas?

Não há uma idade definida para começar a aplicação de toxina botulínica. Sabemos que as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando movimentamos a musculatura facial, podem evoluir com rugas estáticas, que são permanentes, independente dos movimentos.

Estas últimas são mais difíceis de tratar. Sendo assim, o tratamento precoce da ruga dinâmica com toxina botulínica no sentido de prevenir a ruga estática é muito importante.

Recomendamos agendar uma consulta com um dermatologista certificado que pode avaliá-lo pessoalmente e determinar se é agora o momento certo para o tratamento.

Agende uma avaliação através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Abrir chat
Agende sua avaliação