Tratamento

Toxina Botulínica

Aplicação de Toxina Botulínica

Indicada para suavizar rugas e linhas de expressão no rosto, a aplicação de toxina botulínica é uma das técnicas mais utilizadas no tratamento estético.

A substância, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração dos músculos, parcial ou totalmente. Com a musculatura paralisada, não há formação de rugas e as marcas já existentes são atenuadas. Seus resultados podem durar até 6 meses.

A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento de sudorese excessiva (hiperidrose).

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação. Basicamente qualquer movimento facial pode eventualmente levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas.

As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

 

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria.

A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados. Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica é produzida por um tipo específico de bactéria. Em quantidades mais elevadas, pode ser venenosa. No entanto, apenas pequenas doses mais fracas de toxina botulínica são usadas para reduzir rugas faciais.

Para que qualquer músculo se contraia, os nervos libertam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram células musculares. A acetilcolina liga-se aos receptores das células musculares e faz com que as células se contraam ou encurtem.

As injecções de toxina botulínica previnem a libertação de acetilcolina, o que impede que as células musculares se contraiam.

Desta forma, a toxina ajuda os músculos a se tornarem menos rígidos.

 

 

Uma vez injetado, o músculo é basicamente paralisado, levando à redução das chamadas “rugas dinâmicas” (rugas que só estão presentes quando os músculos contraiem).

É por isso que a toxina botulínica é tão eficaz nas rugas em torno da boca e bochechas (quando sorrimos) e o canto dos olhos (quando nós guinchamos, franzimos, e caretas).

Dentro da primeira semana de seu tratamento, você deve notar que seus músculos começam a relaxar e menos linhas faciais e rugas. Este efeito dura cerca de 3-6 meses.

Abrir chat
Agende sua avaliação