Toxina Botulínica – Tratamento de rugas e linhas de expressão

Toxina Botulínica, ou o famoso Botox®. Indicada para suavizar rugas e linhas de expressão no rosto, a aplicação de toxina botulínica é uma das técnicas mais utilizadas no tratamento estético.

A substância, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração dos músculos, parcial ou totalmente. Com a musculatura paralisada, não há formação de rugas e as marcas já existentes são atenuadas. Seus resultados podem durar até 6 meses.

A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência em Aplicação de Toxina Botulínica em São Paulo.

Design sem nome 47
Dra Juliana Toma Dermatologia SP scaled
UM POUCO SOBRE A DRA.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP 156490 / RQE 65521

Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA

CONHEÇA A EQUIPE

O que trata?

Linhas de expressão e rugas, como pés de galinha, vincos na testa, rugas entre as sobrancelhas, sorriso gengival, rugas no nariz de coelho, sorriso gengival, ruga ao redor da boca, rugas pescoço.

Seguimento

Não é necessário.

Dor

Mínima. Apenas durante o procedimento.

Efeitos colaterais

Na maioria das vezes um leve vermelho imediato.

Pode acontecer de formar um pequeno roxo no local da aplicação, que desaparece em alguns dias.

Como é o tratamento?

A medicação é injetada nas áreas desejadas usando agulhas minúsculas.

Resultado esperado

Redução de linhas e rugas

Início dos resultados

Em alguns dias.

Duração dos resultados

4-6 meses, podendo variar de acordo com cada pessoa.

Porque fazer toxina botulínica (Botox®)?

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox®, é um bloqueador neuromuscular, que age impedindo a contração dos músculos, evitando as rugas dinâmicas.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica (Botox®, Dysport®, Xeomin®) é uma neurotoxina.

Essas substâncias têm como alvo o sistema nervoso, interrompendo os processos de sinalização nervosa que estimulam a contração muscular.

Para que qualquer músculo se contraia, os nervos liberam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram as células musculares[1]Dressler D, Saberi FA. Botulinum toxin: mechanisms of action. European neurology. 2005;53(1):3-9..

A acetilcolina se liga a receptores nas células musculares e faz com que as células se contraiam ou encurtem.

As injeções de Botox previnem a liberação de acetilcolina, que impede a contração das células musculares.

É assim que a droga causa paralisia muscular temporária, e melhora das rugas dinâmicas.

toxina botulinica banner

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica é produzida por um tipo específico de bactéria. Em quantidades mais elevadas, pode ser venenosa. No entanto, apenas pequenas doses mais fracas de toxina botulínica são usadas para reduzir rugas faciais.

Para que qualquer músculo se contraia, os nervos libertam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram células musculares. A acetilcolina liga-se aos receptores das células musculares e faz com que as células se contraiam ou encurtem.

As injeções de toxina botulínica previnem a libertação de acetilcolina, o que impede que as células musculares se contraiam.

Desta forma, a toxina ajuda os músculos a se tornarem menos rígidos.

 

 

Uma vez injetado, o músculo é basicamente paralisado, levando à redução das chamadas “rugas dinâmicas” (rugas que só estão presentes quando os músculos contraem).

É por isso que a toxina botulínica é tão eficaz nas rugas em torno da boca e bochechas (quando sorrimos) e o canto dos olhos (quando nós guinchamos, franzimos, e caretas).

Na primeira semana de seu tratamento, você deve notar que seus músculos começam a relaxar e menos linhas faciais e rugas. Este efeito dura cerca de 3-6 meses.

Para que serve a toxina botulínica?

Na estética, os tratamentos que envolvem a toxina botulínica são:

Amenizar linhas de expressão e rugas causadas pela idade;
Reposicionar as sobrancelhas a partir do relaxamento dos músculos em volta para não se contrair;
Reduzir linhas verticais entre as sobrancelhas;
Melhorar o aspecto de pés de galinha;
Atenuar linhas horizontais na testa;
Prevenir surgimento de novas rugas

Quais os benefícios da toxina botulínica?

Torna as marcas de expressão mais suaves;
Reduz efeitos de rugas, reduzindo ao máximo a hiperatividade muscular da face;
Ajuda na prevenção das rugas;
Pode ser aplicado em diferentes partes do rosto e corpo, incluindo sobrancelhas, lábios, nariz, axilas, etc;
Pacientes que aplicaram a toxina tendem a ter a sensação constante de descanso e de musculatura relaxada.
Aplicacao de Toxina Botulinica

Perguntas frequentes sobre a Toxina Botulínica (BOTOX)

O Botox é seguro?

Sim.

Em 2002, o FDA aprovou a toxina botulínica como um tratamento estético temporário para linhas de expressão moderadas a graves. É um tratamento bem-sucedido quando a dosagem, a colocação da agulha e a frequência são realizadas corretamente.

Como em qualquer tratamento cosmético, trabalhe sempre com um médico e injetor experiente para garantir os melhores resultados[2]Naumann M, Jankovic J. Safety of botulinum toxin type A: a systematic review and meta-analysis. Current medical research and opinion. 2004 Jul 1;20(7):981-90..

Quais os preparativos pré procedimento?

Requer preparação mínima. Você deve informar o seu dermatologista sobre seu histórico médico, alergias ou condições médicas antes do procedimento.

É necessário remover toda a maquiagem e limpar o rosto antes do procedimento. Alguns dias antes do procedimento, você deve evitar medicamentos que afinam o sangue, como a aspirina, para reduzir o risco de hematomas. Provavelmente você vai precisar fazer um registro fotográfico antes e depois do procedimento, bem como assinar um termo de consentimento.

Como é o procedimento com toxina botulínica?

O procedimento é realizado em consultório. Para as pessoas muito sensíveis, pode ser aplicado um anestésico tópico 30 minutos antes do procedimento.

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Ao escolher cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece apenas os músculos que produzem rugas, preservando suas expressões faciais naturais.

As injeções de tratamento com toxina botulínica geralmente levam menos de 15 minutos.

O número de injeções de que você precisa dependerá de suas características faciais e da extensão das rugas[3]Guida S, Farnetani F, Nisticò SP, Mariarosaria CG, Babino G, Pellacani G, Fulgione E. New trends in botulinum toxin use in dermatology. Dermatology practical & conceptual. 2018 Oct;8(4):277..

Cuidados após a aplicação da toxina botulínica

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Evite atividade física intensa no dia da aplicação. Não deite por 4 horas após o procedimento.

Não esfregue ou massageie as áreas tratadas após o tratamento, pois isso pode fazer com que a toxina botulínica migre para outra área do rosto. Se isso acontecer, você pode ter fraqueza facial temporária.

Posso aplicar Botox em casa?

Não. A aplicação de toxina botulínica deve ser feita em um consultório dermatológico ou consultório médico adequado, com equipamentos e biossegurança adequada conforme normas da Vigilância Sanitária.

Homens podem aplicar Botox?

Sim, não há restrição quanto ao sexo do paciente, desde que ele esteja apto ao procedimento. Assim como as mulheres, os homens também podem se beneficiar da toxina botulínica, mas precisa atender as recomendações do dermatologista.

A manutenção do Botox deve ser feita de quanto em quanto tempo?

A duração da toxina botulínica é de cerca de 4 meses, portanto, são necessárias novas aplicações regulares e o intervalo varia conforme cada caso. Fatores como dose, rejeição e locais de aplicação impactam nos resultados, por isso é necessário avaliar junto ao profissional a necessidade de novas sessões.

Quais marcas de Toxina Botulínica são aprovadas no Brasil pela ANVISA?

Botox® (onabotulinum toxin A): Produzida nos Estados Unidos e a primeira a ser aprovada, ficou tão famosa que acabou levando o nome do procedimento, considerada medicamento de referência.

Dysport® (abobotulinum toxin A): Produzida pela Ipsen, considerada medicamento de referência.

Xeomin® (incobotulinum toxin A): Produzida pela Merz, considerada medicamento de referência.

BOTULIFT®: Marca Sul-Coreana, biossimilar.

Nabota® (prabotulinum toxin A): Produzida pela Daewong Pharmaceutical (Coréia do Sul), aprovada recentemente.

PROSIGNE® (ianbotulinum toxin A): Medicamentos registrado recentemente na ANVISA, biossimilar.

Quando os resultados começam a ser vistos?

Os benefícios cosméticos da aplicação da toxina botulínica tornam-se perceptíveis nos primeiros dias, com resultado máximo após cerca de duas semanas.

Quanto tempo duram os resultados da toxina botulínica?

Pode durar 4-6 meses, depende da reação do organismos de cada um.

Pratica de atividade física, sexo, idade, força muscular, dentre outros, são fatores que determinam a duração dos efeitos da toxina botulínica.

Normalmente após esse período é necessário programar uma nova aplicação para manutenção do tratamento.

Existem riscos ou efeitos colaterais?

Por ser uma substância relativamente segura e eficaz, quase não há efeitos colaterais.

Pode acontecer de formar pequenos hematomas no local da aplicação. Eles melhoraram em poucos dias. Alguns pacientes relatam dor de cabeça, principalmente se for a primeira aplicação. Se isso acontecer, tome analgésicos comuns.

Se você notar algum outro sintoma ou incômodo, não hesite em procurar a ajuda do seu médico[4]Feily A, Fallahi H, Zandian D, Kalantar H. A succinct review of botulinum toxin in dermatology; update of cosmetic and noncosmetic use. Journal of cosmetic dermatology. 2011 Mar;10(1):58-67..

Em raríssimas ocasiões, o paciente pode apresentar fraqueza temporal facial e ptose (queda do músculo). Isso costuma ocorrer quando o paciente faz exercícios físicos antes de 12 horas após o procedimento, sofre algum trauma mecânico, esfrega ou massageia os locais de aplicação. Seguindo as indicações do dermatologista, esses efeitos colaterais dificilmente surgem.

Será que meu rosto terá uma aparência artificial?

Quando tratado por um injetor licenciado e treinado com experiência em anatomia facial, você pode esperar resultados sutis, mas impressionantes. Ninguém deve conseguir dizer que você fez um tratamento com toxina botulínica, a menos que você decida dizer a eles.

O objetivo é usar toxina suficiente para melhorar linhas finas e rugas, e ao mesmo tempo manter as expressões faciais naturais.

Quando devo começar a receber injeções antirrugas?

Não há uma idade definida para começar a aplicação de toxina botulínica. Sabemos que as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando movimentamos a musculatura facial, podem evoluir com rugas estáticas, que são permanentes, independente dos movimentos.

Estas últimas são mais difíceis de tratar. Sendo assim, o tratamento precoce da ruga dinâmica com toxina botulínica no sentido de prevenir a ruga estática é muito importante.

Recomendamos agendar uma consulta com um dermatologista certificado que pode avaliá-lo pessoalmente e determinar se é agora o momento certo para o tratamento.

Aplicar toxina botulínica dói?

As injeções são bem toleradas pelo organismo, não sendo necessária anestesia local na maioria dos procedimentos. Além disso, os efeitos colaterais são mínimos, como pequenos edemas, eritema e dormência passageira. Todos eles passam em poucas horas, no máximo dias.

O músculo fica mais fraco com a toxina botulínica?

Não, o músculo permanece com a mesma estrutura e após a ação da toxina, volta ao seu estado normal, como era antes da aplicação.

Porque meu Botox dura pouco?

O ideal é que o tempo de duração fique entre 4 e 6 meses, mas alguns fatores podem reduzir o efeito de ação do Botox. Entre eles a própria rejeição do organismo do paciente, que produz anticorpos para agir sobre a substância.

Além dele, o uso de anti-inflamatórios durante o período de atuação da toxina, tolerância desenvolvida ao longo de muitas aplicações e abuso do álcool podem reduzir o tempo de ação.

Porque é importante uma avaliação antes da aplicação?

A avaliação serve para tirar todas as dúvidas do paciente, entender se ele está apto ao procedimento e definir quais áreas serão tratadas. Ao definir esses pontos, obtém-se um resultado mais natural.

Posso aplicar Botox para preenchimento labial?

O Botox nos lábios é um procedimento comum, com ótimos resultados. Ele age na função do músculo orbicular, dando maior destaque à boca. No entanto, para ressaltar o contorno e aumentar sensivelmente o volume dos lábios, é indicado o tratamento com preenchedores labiais, realizados principalmente com bioestimuladores.

Leia também: Botox labial – como a toxina botulínica age na boca

Quanto tempo duram os efeitos?

Vai depender do objetivo do tratamento, no entanto, a toxina botulínica pode agir no organismo entre 4 a 6 meses.

Saiba mais sobre o assunto aqui!

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Toxina botulínica para hiperidrose

Os pacientes que se submeteram ao tratamento para hiperidrose primária (sudorese) com Botox apresentaram sensível melhora, não só no quadro, mas também na questão emocional e de autoestima.

As aplicações de toxina botulínica conseguem causar a atrofia e involução das glândulas sudoríparas. Para isso são utilizadas injeções altamente diluídas diretamente nas regiões que apresentam maior transpiração, como axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.

A aplicação nas axilas e em outras regiões para tratar o suor excessivo pode ser realizada a partir da adolescência e uma única sessão já pode fornecer meses de alívio. No entanto, as aplicações podem ser feitas várias vezes ao longo da vida, a cada 6 a 12 meses. Os efeitos colaterais são mínimos e regridem sem deixar marcas ou sequelas.

A substância causa o bloqueio sináptico, dessa forma, retarda o reaparecimento dos sintomas da hiperidrose, causando uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

Existem contra-indicações?

De modo geral, a terapia apresenta poucas contra-indicações. Não é recomendada para:

  • Crianças, gestantes ou lactantes;
  • Pacientes que estejam usando algum medicamento anti-inflamatório, pois resulta numa menor vida útil da toxina no organismo;
  • Pacientes que estejam realizando algum tratamento médico mais sério, como quimioterapia;
  • Pessoas que tenham alguma lesão cutânea de diversas naturezas, a exemplo da acne, devido ao risco de contaminação e infecção;
  • Pessoas com alergia a albumina (presente no ovo), assim pessoas sensíveis ao ovo podem apresentar alguma reação alérgica;
  • Pessoas com intolerância à lactose também devem evitar para não ter reações alérgicas;
  • Pessoas que tomaram recentemente a vacina antitetânica, pois ela pode combater a bactéria Clostridium botulinum e assim cortar o efeito do tratamento.

Indicações complementares

  • O Botox na testa é indicado para quem quer levantar a sobrancelha, reduzir linhas expressões horizontais e sinais do envelhecimento natural, tanto em homens quanto em mulheres.
  • O Botox na glabela reduz as rugas glabelares, que se formam devido a contração dos músculos da região. A toxina vai corrigir a área, reduzir rugas dinâmicas, que se formam com as expressões faciais e rugas estáticas, presentes mesmo com o rosto em repouso.
  • O Botox no nariz é indicado para elevar discretamente o nariz e melhorar as rugas na lateral do dorso nasal (rugas de coelhinho).
  • O Botox para pé de galinha é aplicado na região lateral dos olhos.
  • O Botox no pescoço ajuda a reduzir rugas e flacidez da pele no pescoço, recuperando a jovialidade da região.
  • O Botox nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés tem o intuito de reduzir a transpiração em excesso.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Dressler D, Saberi FA. Botulinum toxin: mechanisms of action. European neurology. 2005;53(1):3-9.
2 Naumann M, Jankovic J. Safety of botulinum toxin type A: a systematic review and meta-analysis. Current medical research and opinion. 2004 Jul 1;20(7):981-90.
3 Guida S, Farnetani F, Nisticò SP, Mariarosaria CG, Babino G, Pellacani G, Fulgione E. New trends in botulinum toxin use in dermatology. Dermatology practical & conceptual. 2018 Oct;8(4):277.
4 Feily A, Fallahi H, Zandian D, Kalantar H. A succinct review of botulinum toxin in dermatology; update of cosmetic and noncosmetic use. Journal of cosmetic dermatology. 2011 Mar;10(1):58-67.
CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DRA. JULIANA TOMA

Agende sua consulta. Atendemos pacientes particulares

Dermatologia Clínica e Cirúrgica. Tratamentos Faciais e Corporais. Laser em picossegundos. Cosmiatria

AGENDE SUA CONSULTA