Dra. Juliana Toma | Médica e Dermatologista | Centro de Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Oncológica e Cosmiátrica em São Paulo.
De repente surgiram umas lesões vermelhas e umas bolinhas de água na sua pele, bem onde você vinha sentindo um desconforto há alguns dias, associada a uma sensação de queimação na pele, que dava às vezes até vontade de coçar? Pode ser que isso seja herpes zoster.
O herpes- zoster é uma infecção causada pelo vírus da varicela-zoster,
ou herpes vírus tipo três. Este mesmo vírus pode causar a varicela, conhecida também como catapora. A catapora sempre foi uma das infecções mais comuns na infância em todo o mundo. Porém, desde a introdução da vacina, em 1995, a incidência da doença vem caindo drasticamente. Durante a infecção da catapora, o vírus se aloja em alguns gânglios, onde eles permanecem escondidos e, desta forma, o vírus da varicela permanece no organismo pelo resto da vida.
Ele fica escondido nas células do sistema nervoso. O paciente, portanto, cura-se da catapora, mas permanece infectado pelo vírus da varicela-zóster pelo resto da vida. Contudo, este vírus permanece em dormência. Em geral, isso não é um problema, pois toda vez que o vírus tenta sair do seu esconderijo nos gânglios nervosos, o nosso sistema imunológico, que é um mecanismo de defesa do nosso organismo, possui anticorpos específicos contra o vírus.
Esses anticorpos saem em defesa do organismo e impedem que esse vírus volte à ativa. No entanto, quando ocorre algum problema como quando a imunidade do organismo está baixa por algum motivo, o vírus pode acordar. Então todo paciente que já tenha tido varicela, quando apresenta alguma queda nas defesas do organismo, pode apresentar a reativação do vírus da varicela-zóster.
Essa reativação é mais frequente em pessoas com mais idade. Isso acontece porque conforme vamos envelhecendo nosso sistema imunológico também vai ficando mais fraco. Então, a partir dos 50 e 60 anos, existe uma maior possibilidade dessa reativação do vírus ocorrer.
Quando o vírus acorda ele não provoca um novo quadro de catapora, mas sim uma doença diferente que é o herpes zoster, sendo uma lesão de pele que tem como características múltiplas bolinhas de água avermelhadas que costumam se distribuir em faixa e parar na linha média do corpo.
Normalmente, dois dias antes das lesões de pele surgirem, no local onde a pessoa desenvolve as lesões, a pessoa costuma sentir uma sensação de queimação ou formigamento por cerca de dois dias. Então primeiro vem o desconforto, podendo até mesmo ser caracterizado por uma dor intensa e isso dura em média dois dias, então surgem essas bolinhas cheias de águas vermelhas.
Na maioria das vezes, essas lesões surgem na região do tronco. Isto é, nas costas ou na barriga. Esse quadro pode ser também acompanhado de febre e mal-estar. Todo o processo dura de cerca de sete a dez dias, quando as bolhas secam e começam a formar crostas. Mas não se assustem se as lesões e a dor demorarem até um mês para desaparecerem completamente, isto pode ser normal.
Habitualmente, o herpes zoster é autolimitado e acomete uma região pequena do corpo. Isto significa que, na maioria das vezes, ele desaparece espontaneamente após alguns dias. Existem alguns locais de reativação do zóster que são mais preocupantes e perigosos como, por exemplo, na face. Principalmente se acometer a área dos olhos, o que pode levar até a perda da visão.
O tratamento dessa doença é feito com antivirais como o Aciclovir ou valaciclovir. Essas medicações são utilizadas para você melhorar mais rápido, ou seja, elas
diminuem a gravidade, a duração dos sintomas e os riscos de complicação.
A principal complicação é a permanência da dor no local, mesmo após a sua pele estar ótima. A infecção desaparece, mas a dor fica. Isso tem um nome, nevralgia pós herpética, é como se fosse uma sequela. O vírus causou uma inflamação no nervo e o
resultado disso é a dor.
Para tratar essa dor de origem neurológica são utilizados medicamentos antidepressivos, como a amitriptilina ou a nortriptilina, ou os anticonvulsivantes como a pregabalina e a gabapentina.
Hoje se sabe que a vacina reduz a incidência de complicações, considerando que a nevralgia pode ser muito incapacitante, vale a pena vacinar pessoas com mais de 50 anos, mesmo que elas já tenham tido catapora ou mesmo que ela já tenham tido herpes zoster em algum momento da sua vida.
Se você gostou desse vídeo deixe o seu like, o seu comentário, compartilhe com os amigos e familiares. Também não se esqueça de se inscrever em nosso canal e acionar o sininho para ser alertado sempre que disponibilizarmos novos conteúdos. Hoje eu fico por aqui. Até mais.