Dra. Juliana Toma | Médica e Dermatologista | Clínica Dra. Juliana Toma, Centro de Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Oncológica e Cosmiátrica em São Paulo.
Você já fez vários tratamentos para acne e parece que nenhum teve resultado?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a medicação isotretinoína. Não se assuste com o nome, ela é popularmente conhecida como Roacutan e é muito famoso em tratamento para acne.
O Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, este nada mais é do que um fármaco muito potente indicado para o tratamento da acne severa. A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, mas deve ser administrado com muita cautela porque possui alguns efeitos colaterais e devido também ao seu risco de provocar malformações fetais.
A isotretinoína é uma substância que age reduzindo a atividade e diminuindo o tamanho das glândulas produtoras de sebo, sendo indicado para o tratamento da acne severa, melhorando a saúde e a aparência da pele.
Na maioria das vezes, o Roacutan é recomendado pelo dermatologista para as espinhas que não melhoram após outros tipos de tratamento.
As espinhas são geralmente formadas por um processo que envolve o aumento da produção de sebo, ou seja, oleosidade por meio das glândulas sebáceas, obstrução do folículo piloso e proliferação de uma bactéria denominada p acnes. A isotretinoína é muito eficaz, pois age diretamente nas causas da acne.
Com menos sebo, há menor risco de obstrução dos poros da pele e menos alimento disponível para a bactéria. Após algumas semanas de uso, torna-se nítida a redução do processo inflamatório que dá origem às espinhas.
Uma dúvida muito comum é por quanto tempo a medicação deve ser usada. Como o Roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo de dentro das suas glândulas sebáceas, é possível notar um agravamento da acne no início do tratamento, mas não é preciso se preocupar. Após duas a três semanas o quadro começa a melhorar.
Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras, por isso o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por duas a quatro semanas junto com o Roacutan.
Passado o mês inicial, o período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua real eficácia no tratamento contra acne. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento.
Em geral, o tratamento dura cerca de 6 a 12 meses, mas isso é uma média, pode ser variável, tanto para menos quanto para mais. É necessária a realização de exames, pois o Roacutan possui alguns efeitos colaterais.
A isotretinoína não cura a acne definitivamente, ela apenas tem resultados mais duradouros. No entanto, alguns pacientes nunca mais voltam a ter acne após o tratamento com a isotretinoina. O Roacutan poderia ser um remédio incrível se não fossem os efeitos colaterais, dentre eles, o ressecamento dos lábios, cabelos, pele e olhos, a elevação do colesterol e triglicérides e alterações do fígado.
Comecei a tomar o remédio e minha acne piorou, é normal? Sim, é normal. Este fenômeno é conhecido como flare up e consiste na piora inicial da acne nos primeiros meses de tratamento.
Quem usa isotretinoína pode beber? Não, de forma alguma. A isotretinoína é metabolizada no fígado, assim como o álcool e, desta forma, podem sobrecarregar o fígado.
Posso engravidar durante o tratamento? Não, a principal contra indicação à isotretinoína é a gravidez, já que este fármaco pode provocar importantes malformações fetais. Quantos meses depois do término do tratamento é permitido engravidar? A gravidez só volta a ser permitida um mês após a interrupção da isotretinoína.
O horário ideal para ingerir a sua dose diária do Roacutan é logo após a maior refeição do dia. É cientificamente comprovado que o Roacutan pode aumentar o colesterol e os triglicérides.
O tratamento com Roacutan é permitido a partir dos 12 anos de idade, desde que sempre com acompanhamento médico.
Você já realizou o tratamento com Roacutan alguma vez? Se sim, conte nos comentários como foi a sua experiência com este remédio.
Muito obrigado por me acompanhar no vídeo de hoje. Espero que você tenha aprendido muito, assim como eu também.
Não se esqueça de curtir, compartilhar, se inscrever no canal e ativar o sininho para sempre receber o conteúdo em primeira mão. Até a próxima.