Dicas de cuidados com as unhas

Não adianta apenas passar esmalte nas unhas para manter ela saudável, é necessário manter outros cuidados no dia a dia para que elas cresçam fortes e não quebrem.

A unha também demonstra a saúde geral dos seus pacientes, portanto, algumas anomalias podem indicar que existem problemas de saúde, portanto mantenha-se sempre em alerta.

Geralmente um dos problemas mais comuns é que as unhas ficam quebradiças, isto pode acontecer devido a alguns fatores como: se forem expostas a detergentes, acetona, removedores de esmalte, produtos químicos e calor seco.

      

Saúde das unhas

Para que sua unha permaneça saudável é preciso utilizar produtos específicos, além de manter alguns cuidados diários. É importante consumir vitamina A, proteínas, complexo B, zinco, iodo, sais minerais, ferro e o cálcio.

Com uma má alimentação e a falta dos nutrientes é comum que as unhas apresentem manchas, descamem ou fiquem irregulares. Nestes casos é possível que elas fiquem propensas a doenças e ataque de fungos.

No dia a dia é importante hidratar sempre as mãos, e também tomar muita água e utilizar hidratantes específicos para as unhas.

      

Base

A base pode melhorar a saúde de suas unhas, o ideal é apostar nas bases fortalecedoras. Outra opção é procurar no mercado pelos esmaltes que possuem vitaminas E e B5, pois eles contribuem para crescimento das unhas.

      

Alimentação

Todas as unhas precisam de vitaminas e proteínas, para ficarem fortes, quando ocorre à falta de nutriente isto fica refletido dos cabelos e unhas. Uma alimentação equilibrada também pode contribuir para a saúde das suas unhas.

      

Esmaltes

O uso prolongado de esmalte pode prejudicar no desenvolvimento das unhas. O ideal é deixar a unha respirar, pois o uso excessivo de esmalte pode deixar as unhas fracas e quebradiças. Uma opção é tirar sempre o esmalte um ou dois dias antes de fazer as unhas.

      

Não coma unha

Geralmente quem come as unhas tem problemas com ansiedade, porém, este hábito é prejudicial. A saliva pode provocar o enfraquecimento, portanto, evite roer as unhas. Para ajudar use unhas postiças ou faça a unha uma vez na semana, assim pode ajudar a evitar que a pessoa roa.

      

Use removedores

Para tirar o esmalte, prefira os removedores, pois as acetonas deixam as unhas fracas e ressecadas. O ideal é utilizar os produtos que possuem óleos hidratantes ou glicerina.

      

Cutículas

Para deixar suas cutículas bem hidratas, uma alternativa é utilizar a cera nutritiva. Este produto é desenvolvido a base de óleo, porém, não deixa a pele com aparência oleosa mesmo quando utilizada em cima do esmalte. Para o cuidado é importante que a cera seja aplicada pelo menos três vezes no dia, assim a cutícula fica hidratada.

      

Colágeno hidrolisado

As unhas são formadas por proteínas, e o colágeno hidrolisado (também uma unidade proteica) serve como suplemento alimentar.

      

Calçados

Evite utilizar calçados apertados ou pontudos. Ao pressionar a unha é possível provocar a unha encravada ou o crescimento irregular.

      

Em caso de problemas

Caso você observou que apareceu algo diferente em suas unhas é importante procurar um dermatologista.

Na maioria dos casos os problemas mais graves são decorrentes a negligência, porém, isto pode ocasionar a perca das unhas, manchas ou irregularidades. Sempre que estiver na dúvida não hesite, procure um profissional.

AGENDAMENTO ONLINE

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP

Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário