Artigo

Toda mancha branca é micose?

Manchas brancas na pele são muito comuns e podem ter diversas causas. A micose é a principal delas, porém essas manchas podem ocorrer como resultado de despigmentação ou perda de cor, como ocorre no vitiligo, podem ser causadas pelo sol, pele seca, dentre outros.

Na maioria das vezes, não causam sintomas importantes e acabam sendo esquecidas.

É importante, no entanto, que as suas manchas brancas sejam avaliadas por um dermatologista, para fazer o diagnóstico correto e iniciar um tratamento adequado. 

Mancha branca – micose

A micose é um problema muito comum.  Se você descobriu que está com micose na pele ou unha não há motivos para desespero! Ela não é grave e costuma responder muito bem aos tratamentos. Se a micose está nas unhas e não na pele, veja o artigo que falamos sobre a micose nas unhas.

Geralmente a micose na pele aparece através de manchas brancas, com escamas, circinadas, com crescimento centrífugo, de forma que a parte externa fica mais ativa, com tendência a cicatrização central. Podem estar associadas a coceira. As principais áreas do corpo acometidas são:

  • pés;
  • Pernas;
  • Braços;
  • Peito;
  • Costas;
  • virilha;

A transpiração excessiva é o fator predisponente mais comum. Desta forma, a micose aparece com mais frequência, na época mais quente do ano, que é o verão, acometendo pessoas que sofrem com os efeitos do suor excessivo, geralmente acima do peso. 

Não existe nenhum perigo na micose de pele, ela não causa dor ou outros sintomas muito importantes. Na maioria das vezes elas incomodam, principalmente esteticamente.

A micose é causada por um fungo que afeta a camada mais superficial da pele, o estrato córneo.

Um pequeno problema é que as manchas brancas causadas pela micose podem, em alguns casos, ser resistentes e não sair com tanta facilidade.

Para combater esta infecção, é preciso usar remédios. O tratamento é eficaz, mas você precisa de um acompanhamento médico. Se observou as manchas vá ao médico para tratar, ele fará o diagnóstico e poderá te passar o tratamento de acordo com o seu problema.

Se as manchas brancas foram causadas pela micose o tratamento consiste em:

  • Uso de shampoo com anti-fúngicos;
  • Remédios anti-fúngicos na forma de creme, ‘spray’ para passar na região das machas.
  • Em alguns casos mais graves e resistentes, pode ser necessário tomar medicamentos anti-fúngicos na forma de comprimidos;

De forma geral, a medicação deve ser usada por cerca de seis a oito semanas. O tratamento é realmente bem simples e gradualmente as manchas vão desaparecendo. Porém, alguns fungos são mais resistentes e exigem um tratamento mais prolongado, por vezes, até 1 ano. 

 

Outros problemas que causam a mancha branca

Uma variedade de condições e fatores de saúde podem causar manchas brancas em diferentes partes do corpo:

  • Leucodermia Gutata ou Hipomelanose Gutata ou Sardas brancas ou Manchas solares
  • Pitiríase Versicolor
  • Pitiríase Alba
  • Vitiligo
  • Eczema
  • Hipomelanose progressiva
  • Hanseníase
  • Micose Fungóide hipopigmentada (Linfoma Cutâneo de célula T)

Manchas solares ou Leucodermia Gutata

Também conhecidas por Hipomelanose Gutata ou Sardas brancas, as manchas solares são manchas brancas onde o pigmento da pele foi perdido.

Essas lesões geralmente não causam sintomas, medem de 1 a 3 milímetros (mm) e tendem a aparecer primeiro nas pernas antes de progredir para os braços, parte superior das costas e face.

Os pesquisadores não sabem ao certo o que causa as manchas solares. As causas podem incluir a falta de um pigmento da pele chamado melanina. Manchas solares também parecem correr em famílias. Eles são mais propensos a aparecer após a idade de 40 anos.

No entanto, eles são inofensivos e tratá-los é uma questão estética.

Embora a super exposição ao sol sem proteção possa contribuir para o risco de câncer de pele, as manchas solares em si não sugerem o desenvolvimento de câncer.

Pitiríase versicolor

Também conhecida popularmente como pano branco, a Pitiríase Versicolor é uma micose superficial, causada pelo fungo Malassezia, que normalmente habitam o folículo piloso de pessoas sadias, sem causar doença. Porém, em situações favoráveis, esses fungos podem ficar fora de controle e podem se proliferar de forma exacerbada, favorecendo o aparecimento da Pitiríase Versicolor. 

O fungo causa manchas brancas, escamosas. Ocasionalmente podem ser escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor. Essas manchas crescem de forma lenta e geralmente se agrupam.

Às vezes, os sintomas da tínea versicolor só podem ser notados quando uma pessoa tem um bronzeado. A condição é generalizada e os sintomas tendem a se tornar mais visíveis em ambientes quentes e úmidos.

O tratamento consiste em antifúngicos tópicos ou ingeridos via oral. O tratamento deve ser mantido a despeito da melhora da descamação, principalmente se for optado por medicações aplicadas na pele. A recuperação da cor da pele pode demorar, mesmo após o término do tratamento.  A exposição solar leve pode acelerar este processo.

Pitiríase alba

Caracteriza-se pelo surgimento de manchas brancas, com bordas mal definidas, geralmente assintomáticas, não associadas a coceira. Acomete principalmente crianças e na maioria das vezes localizam-se, principalmente no rosto,  mas também pode acometer o pescoço, os ombros e os braços. 

Pesquisadores não sabem ao certo o que causa pitiríase alba, mas sugerem que pode ser uma forma leve de dermatite atópica ou eczema. Estas manchas podem surgir após uma fase inflamatória e evoluem para clareamento gradativo, podendo estar associada a exposição solar, ressecamento da pele. 

Na maioria dos casos, o dermatologista pode firmar o diagnóstico correto apenas com o exame clinico das lesões. Em casos duvidosos, alguns exames adicionais como o exame com lâmpada de wood podem auxiliar no diagnóstico. Em alguns casos, há necessidade de biópsia da lesão para ter o  diagnóstico de certeza e afastar outras enfermidades.

É muito comum a resolução espontânea apenas com o uso de cremes hidratantes, não sendo necessário, na maioria das vezes, tratamento específico.

Vitiligo

Vitiligo é uma doença que causa perda da cor da pele caracterizada por máculas totalmente amelanóticas, a cor é uniformemente branca leitosa ou calcária. As áreas descoloridas geralmente ficam maiores com o tempo. A condição pode afetar a pele de qualquer parte do corpo. Também pode afetar os cabelos e o interior da boca.

O vitiligo ocorre quando as células que produzem melanina, os melanócitos,  morrem ou param de funcionar. A melanina é o pigmento responsável por determinar a cor do cabelo e da pele. Não se sabe com certeza o que faz com que essas células de pigmento falhem ou morram. Pode estar relacionado a:

  • Um distúrbio do sistema imunológico (condição autoimune), onde o sistema imunológico prejudica por engano as células saudáveis.
  • História familiar (hereditariedade)
  • Um evento desencadeador, como estresse, queimadura de sol grave ou trauma na pele, como contato com um produto químico

O vitiligo afeta pessoas de todos os tipos de pele, mas pode ser mais perceptível em pessoas com pele mais escura. A condição não é contagiosa,  não é doloroso e não tem consequências significativas para a saúde; no entanto, pode ter consequências emocionais e psicológicas.

Geralmente é simétrico, embora possa aparecer em apenas um lado do corpo. Áreas típicas afetadas pelo vitiligo incluem os joelhos, mãos, face, genitais e cabelos. Também pode afetar as mucosas, como o interior da boca e do nariz.

Não há como determinar se o vitiligo se espalhará ou se permanecerá confinado a um local. O tratamento pode interromper ou retardar o processo de descoloração e devolver alguma cor à sua pele, apesar de não ter cura.

Eczema

O eczema (dermatite atópica) é caracterizado por erupções cutâneas vermelhas e com coceira, com inchaços elevados. Essas erupções podem evoluir, quando em regressão com manchas brancas.

Áreas comumente afetadas incluem:

  • face
  • mãos
  • dobras dos braços e das pernas
  • pálpebras
  • pulsos

A erupção pode estar associada a coceira intensa, principalmente à noite. Se o prurido for muito intenso, a erupção pode levar a feridas abertas e com vazamento de substâncias.

Com o tempo, as áreas do corpo mais afetadas pelo eczema podem tornar-se espessas, secas e escamosas.

Os sintomas podem permanecer latentes por anos a fio.

O eczema é mais comum em crianças, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.

Hipomelanose Maculosa Progressiva do Tronco

Muitas vezes confundida com pitiríase versicolor, a hipomelanose macular progressiva é caracterizada por manchas na região do tronco, principalmente na região lombar, em mulheres jovens de pele mais morena.

Ainda não se sabe a causa da hipomelanose macular e não existe um tratamento definitivo. A fototerapia associada ao uso de medicamentos tópicos têm demonstrado bons resultados.

 

 

 

Micose Fungoide Hipopigmentada (Linfoma Cutâneo de célula T)

A micose fungoide é  o linfoma cutâneo primário de células T mais comum. A variante hipopigmentada é atípica e rara. Ela é mais comum em indivíduos de pigmentação mais escura, entre 30 e 40 anos. Pode ser caracterizada por manchas hipopigmentadas, associadas ou não a eritema, leve infiltração e coceira, principalmente em tronco e membros. Seu curso é benigno e responde bem à terapia.  O principal tratamento é a fototerapia.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

14 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Olá.

    No meu caso tenho a muito tempo várias manchas brancas e pequenas na região posterior dos braços e nos joelhos e parte das coxas… estas manchas parecem ser internas e quando sao massageadas somem instantaneamente, voltando apos alguns segundos.. seria um problema de circulação?

    • Assim eu tenho umas manchas emtre partes do corpo como e chamado de pano Branco eu queria um remedio mais avançado pra me tratar um de preco avançado ou ate um medico?

  • Cassiano Lima roberto

    Oi minha filha tem o corpo coberto por pequenos pontos de manchás brancas. Já vez várias biopsia e nenhuma conclusão foi chegada gastamos o que não tínhamos para diversos tratamento particular. E pelo sus tbm e nada hoje ela tem vinte e quatro anos começou com dezesseis anos ela sofre muito. Fora que é constranger adoro. Fomos orientado a procurar um hospital que faz pesquisa sobre o assunto mais não é tão fácil assim mais difícil é o preconceito

  • Marcela Borges correa

    Meu filho está com a área envolta da boca com mancha branca ? Será por causa da chupeta?

  • Josiane pontoja palheta

    Eu tenho umas pintas brancas que me apareceram, mas não é do sol, porque não pego sol e está espalhando pelo meu corpo ,qual o tratamento adequado pra essas manchas?

    • Cleudes das virgens Santos

      Eu, tenho uma branca no braço;
      E medi 1cm .
      Gostaria de saber qual a pomada que posso está usando,e também melasma no rosto.
      Minha idade é 53 anos.

  • Eu tinha uma belezinha no meu queixo e se rompeu se tornou uma mancha branca já fui no dermatologista fiz vários tratamentos e não resolveu.
    Teria uma maneira de retirar está mancha do meu rosto?

  • Bem, a mancha Branca apareceu recentemente, e é apenas uma mancha no pescoço (aparentemente é apenas uma) devo ficar preocupado?

  • Olá, na minha perna apareceu manchas branca diferente do meu tom de pele ela também é um pouco recegada e ao mexe com ela, ela librera tipo um pó. Que tipo de Mancha é essa???

  • Geisiane cristiane da silva

    Muito bom. Excelente parabéns tirou minhas duvidas

  • Durval heyder martins silva

    Eu tenho uma micose no rosto umas manchas brancas, eu posso usar ( miconazol?)

  • Saiu umas manchas brancas e que escamame quando coça e cresce aos poucos

  • Gostei da orientação!!!
    Meu problema ta serio…..ja tomei inumero remedios e nada melhoras

  • Estou com manchas branca no corpo todo,esta aumentando,gostaria de saber o que pode ser??

Deixe o seu comentário