Dicas para pele na terceira idade

Se você já nos acompanha sabe alguns cuidados que deve ter ao longo da vida em relação a pele, a principal delas e que falamos sempre aqui é o cuidado de passar o protetor solar todos os dias.

Mas se você está na terceira idade o cuidado deve ser ainda maior, é necessário ter uma pele bonita e saudável sempre. Se ainda não tem cuidados específicos ou cuida, mas queria mais algumas dicas acompanhe esse post.

É muito importante que os idosos cuidem de sua pele, pois são mais suscetíveis a infecções de pele e doenças de pele devido às mudanças que ocorrem na pele à medida que envelhecemos. Torna-se menos flexível, mais fino e seco.
Dói mais facilmente e cura mais devagar.
Como resultado, os idosos são propensos a problemas de pele que variam de coceira, descamação e secura leve a condições graves da pele, como infecção e ulcerações. Uma infecção grave da pele ou uma ferida que não cicatriza nos idosos pode ser grave.

 

 

 

Importância da pele

A pele é muito importante para o corpo, ela tem suas funções e não está ali atoa, é uma barreira protetora e impermeável, ela protege da penetração de substâncias e micro-organismos, protege da radiação ultravioleta e defende de reações imunológicas.

Quando chega a terceira idade muitas dessas funções começam a diminuir, o indivíduo fica mais frágil e sujeito a agressões que falamos, principalmente os raios solares.

 

 

O que causa a pele seca em idosos?

A pele seca é muito comum em idosos. Isso muitas vezes pode ser apenas um leve desconforto por um curto período de duração que dura apenas algumas semanas. Porque a maioria das pessoas idosas sofrem de pele seca e coceira, muitas vezes é pensado como uma parte normal do envelhecimento e algo que só deve ser vivido com.

No entanto, se não for tratada, a pele seca pode se tornar um problema crônico para algumas pessoas idosas. Este tipo de secura severa e prolongada pode criar problemas de saúde adicionais, como eczema, erupções cutâneas, irritação por arranhões e feridas.

À medida que envelhece, a pele pode perder as glândulas sebáceas e tornar-se mais fina, dificultando a retenção da umidade na pele. Isso pode afetar facilmente a qualidade de vida de uma pessoa idosa.

A pele seca pode levar a outros problemas em idosos, além de desconforto. Se não for tratada, a pele seca pode desenvolver pequenas rachaduras que podem causar a perda de mais umidade da pele. Bactérias e outros irritantes também podem entrar na pele e possivelmente causar infecções.

Um bom cuidado da pele é, portanto, uma parte importante da higiene e da higiene pessoal para idosos, a fim de evitar complicações.

 

 

 

Dicas para cuidar de sua pele

Em geral, os idosos têm necessidades especiais de cuidados com a pele porque o envelhecimento da pele é tão fino e seco. Se ficar muito seco, é propenso a rachaduras e dermatite, o que permite a penetração de bactérias que podem resultar em infecção.

Nossa primeira dica para cuidar da pele na terceira idade é redobrar a atenção e passar bastante protetor solar. A irradiação solar acelera o processo de envelhecimento e pode produzir graves queimaduras, o problema é que a luz do sol é importante e fundamental para a produção de vitamina D pela pele. Por isso o idoso não pode deixar de tomar sol, mas deve se proteger muito para que essa exposição não cause danos.

Outro problema que aparece na terceira idade é a perda de água da pele, ela fica desidratada mais facilmente e isso não acontece apenas na terceira idade. A desidratação começa por volta dos 25 anos e piora um pouco mais na terceira idade. A perda de água é acompanhada do desaparecimento de fibras do colágeno que melhora a elasticidade.

Para que sua pele não fique enrugada demais você precisa beber bastante água para mantê-la hidratada e também passar creme hidratante para evitar o ressecamento. Não espere ficar com sede, pois ele já é sinal de desidratação, ela deve ter consumida antes do sinal de sede.

Sobre o hidratante ideal a dica é usar um indicado pelo seu dermatologista, o seu médico vai analisar sua pele e indicar o melhor hidratante. Existem muitas formulas que seu médico pode indicar e pedir para fazer observando sua pele, ele também vai mostrar como passar, quando e de quanto em quanto tempo. Parece bobagem, mas se sua pele está muito ressecada ou não demonstra melhora com os cremes hidratantes comuns o melhor é usar um indicado pelo médico.

É muito importante manter a pele sempre hidratada na terceira idade, assim ela irá apresentar um aspecto sedoso e saudável e não vai comprometer sua função de proteção.

 

Mais dicas para a terceira idade

As dicas já citadas de beber água, hidratar a pele e passar protetor solar são indispensáveis e devem ser feitas não só pela terceira idade para por todas as pessoas. A prevenção deve começar logo cedo, quanto antes começar a observar esses cuidados com a pele melhor será.

Para que você chegue a terceira idade com a pele bonita é preciso muito cuidado, você vai sofrer com a perda de elasticidade e da firmeza e uma dica para evitar um pouco essa perda é usar produtos que contêm ácido hialurônico, ele vai ajudar a suavizar as rugas e também vai aumentar o tônus e elasticidade da pele.

Uma boa notícia para você que nunca teve muito cuidado com a pele é que dá para melhorar ainda, mesmo já estando na terceira idade. A nossa dica agora é prestar atenção na alimentação, coma frutas, verduras e legumes que oferecem nutrientes e antioxidantes importantes para recuperar a hidratação e elasticidade da pele. Esses alimentos também vão ajudar a manter a pele bonita.

 

 

E o uso de cosméticos?

Nossa dica é não deixar os cosméticos esquecidos, não use apenas o protetor solar, mas use outros produtos que podem melhorar e evitar o processo de envelhecimento da pele. Se você não sabe qual cosmético usar converse com seu dermatologista e veja o mais indicado para você. Existem muitos cosméticos para a terceira idade que pode ajudar a evitar manchas e rugas profundas.

Peça ao seu dermatologista dicas de produtos com ácido como o glicólico, retinóico e telúrico e também produtos com vitamina C e antioxidantes na fórmula. É importante ter produtos específicos para sua idade, até porque em cada idade a pele vai precisar de um cuidado especial, se você tiver esse cuidado vai perceber uma grande melhora.

Você também precisa ter uma rotina de beleza. Quando acordar lave o rosto usando um sabonete para o seu tipo de pele, peça o dermatologista para indicar, depois use um hidratante como creme anti-idade com antioxidante e depois do creme passe o protetor solar com FPS no mínimo 30. Esse protetor deve ser reaplicado outras vezes ao dia, pelo menos mais duas vezes. Antes de dormir a rotina de beleza precisa continuar.

Por isso lave seu rosto e retire tudo o que usou durante o dia, creme, protetor, maquiagem e até sujeita, depois é só passar um creme e ácido glicólico ou outro indicado pelo dermatologista. Essa rotina é bem simples e pode variar de acordo com a sua necessidade, fique sempre atento nas dicas do dermatologista e se tem dificuldade para lembrar de tudo o que precisa passar anote e faça o passo a passo.

Essa rotina de beleza que mostramos é apenas para o rosto que é o que mais preocupa as pessoas, principalmente as mulheres. Mas você também deve ter uma rotina de cuidado com a pele do corpo todo, depois que tomar seu banho use um bom hidratante e dê bastante atenção para as áreas mais ressecadas como pés, joelhos e cotovelos.

Passe também um creme especial para as mãos, elas merecem um cuidado a mais. E não esqueça do protetor solar no corpo também, é importante passar o protetor nas áreas que pegaram sol, principalmente ombros e braços.

Não deixe de visitar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano, essa visita é necessária para te ajudar e orientar quanto aos produtos que devem ser usados e a forma correta de passar.

Agende uma avaliação através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

7 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Teria a indicação de algum óleo ou creme pronto ( que não seja manipulado – que possa ser comprado na farmácia normal) e como usar? Como usar minha duvida maior é sobre óleo.

  • Tem alguma sugestão para pele de idoso que tem vitiligo ?
    Ele tem a pele da cabeça e face muito sensível e eu não sei oque usar na hora do banho pois pode deixar com cosseiras
    Obrigada

  • Gostei das dicas…porem gostaria de saber..fazer uso de colageno ajuda n terceira idade??…
    Me enviem resposta pelo meu email se puderem….por gentileza..abracos.

  • Parabens…

  • JOAO ROBERTO RODRIGUES ROCHA

    A pele dos meus braços se rompem com muita facilidade, nunca usei nada específico mas gostaria de saber se há algo que possa ser feito para sanar essa situação. Sou homem e tenho setenta anos.

  • E o que fazeer lara a pele dos bracos qje ficam finas e muito sensiveis

  • Maria Luiza Velloso Furtado

    Sou idosa. 83 anos. Forte, alegre, muito lucida , graças a Deus. Sempre hidratei minha pele Atualmente a pele está feia. Tomo água. Hidrato, pouco sol., Mas, a pele chega doer de tanto ressecamento. O que fazer? O que tomar? Qual o melhor hidratante? Obrigada.

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua avaliação