Cuidados com a pele na adolescência

A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por muitas mudanças.

Neste sentido, o cuidado com a pele dos adolescentes pode ser um desafio.

É muito importante ensinar seu filho adolescente a ter bons hábitos de cuidado com a pele desde cedo.

Ter uma rotina de cuidados diários adequados pode prevenir o surgimento de problemas como a acne, além de facilitar o manejo da mesma, caso isto ocorra. Os cuidados precoces podem reduzir as chances de cicatrizes e a necessidade de medicamentos mais fortes.

 

A pele na adolescência

Na adolescência acontece uma grande mudança no corpo, ocorre uma explosão de hormônios por todo o corpo e por isso a pele pode ficar com um aspecto bem pior que em outras fases da vida. Começam a aparecer os cravos, espinhas, excesso de oleosidade na pele e muitas outras coisas que incomodam muito.

Assim que os primeiros sinais de mudanças surgirem, que se inicia por volta dos 8 a 9  anos, é importante procurar ajuda de um dermatologista.

Comprar produtos indicados por amigos pode piorar o seu problema, além de gastar dinheiro com produtos inadequados que podem ficar encostados.

Procure um profissional que te ajude a montar uma rotina personalizada e adequada para o seu tipo de pele e que faça com você um planejamento de cuidados com a sua pele.

Lembre-se que quanto mais cedo você começar a cuidar da sua pele, mais bonita ela ficará e os problemas serão bem menores.

Rotina de cuidados diários com a pele na adolescência: passo a passo

O primeiro passo é seguir uma rotina de cuidados. Montamos a seguir uma rotina muito prática e simples, com 3 etapas essenciais. Confira!

1. Limpeza

A primeira coisa que deve fazer quando acordar é lavar o rosto usando um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Essa limpeza de pele é importante, mas não deve ser feita apenas uma vez no dia, o indicado é lavar duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.

Você vai observar que apenas com esse cuidado a sua pele vai melhorar, ela vai tirar a oleosidade que nessa fase é maior e você terá menos problemas com espinhas e cravos por causa disso. Então não se esqueça de lavar o rosto todos os dias, esse é o cuidado mínimo que deve ter com sua pele.

Se você já tem cravos e acne, você precisa usar um sabonete específico para este tipo de problema. Vamos abordar esse assunto ainda nesta matéria, mais à frente.

2. Hidratação

Outro cuidado que precisa ter é com a hidratação, ela é de extrema importância para ter uma pele bonita e viçosa. Não importa se sua pele é oleosa, você precisa hidratar, além de beber bastante água e manter sua pele saudável é preciso usar um creme de rosto e também no corpo. Lembramos que os cremes devem ser diferentes, o creme corporal não deve ser passado no rosto.

O creme usado no corpo pode ser um que você compra no supermercado mesmo, um bom, com cheiro agradável de que goste. É interessante passar depois do banho, quando a pele ainda está úmida para potencializar o efeito de hidratação, isso vai ajudar a reter a água na camada mais profunda da pele. Depois do banho os poros do corpo também estão mais dilatados e por isso, mas receptivos.

No rosto você deve passar depois de lavar o rosto como já falamos, você pode passar primeiro o hidratante e depois o filtro solar. Um produto bem legal que muito adolescente gosta é o BB cream, nele você vai encontrar a proteção do filtro solar, a hidratação que precisa e ainda a maquiagem, tudo em um só lugar.

3. Proteção solar

Outro cuidado essencial é o filtro solar, ele é indispensável para manter a pele saudável, pergunte também ao médico qual o produto mais indicado para você. Se sua pele é oleosa precisa usar um tipo de protetor solar, se é mista, outro tipo, se é seca, outro tipo.

O filtro solar precisa estar presente na sua rotina diária, mesmo se o dia não estiver ensolarado ou se você não vai sair de casa. O sol causa dano ao colágeno e isso pode fazer uma grande diferença ao longo da vida, podem aparecer manchas e pele flácida, tudo porque você não usou o protetor todos os dias.

Para aplicar é simples, é só espalhar uma camada na pele, não precisa passar muito e deixar a pele branca de tanto protetor, é importante espalhar bem para não deixar nenhum lugar sem a proteção. O indicado é aplicar novamente durante o dia, por isso tenha o cuidado de levar seu protetor para onde você for, assim você pode lavar o rosto e aplicar o filtro solar novamente durante a tarde.

Quais problemas mais comuns da pele do adolescente?

Os problemas dermatológicos da adolescência estão relacionados principalmente às flutuações dos níveis hormonais, principalmente dos andrógenos.

A testosterona é responsável pela maioria destas alterações cutâneas na puberdade. Ela aumenta a produção de sebo (óleo) e a sudorese nas axilas, produzida pelas glândulas sudoríparas apócrinas. É também a causa do crescimento de pelos pubianos e axilares.

Neste sentido, os principais problemas enfrentados pelos adolescentes incluem oleosidade da pele e do cabelo, acne e suor excessivo.

Pele oleosa na adolescência
Acne na adolescência
Dermatite seborreica na adolescência
Suor excessivo e odor desagradável nas axilas adolescência (bromidrose)
Odor desagradável nos pés

Pele oleosa

O aumento da oleosidade da pele e dos cabelos é característica marcante na puberdade.

Ocorre por um aumento da atividade das glândulas sebáceas estimuladas pelo aumento de hormônios como a testosterona.

O resultado é um excesso de sebo.

O sebo é aquele óleo que deixa seu rosto brilhar e seu cabelo pingar.

Esta oleosidade intensa aumenta a ocorrência de acne e dermatite seborreica, relatados a seguir.

Acne

Quase 8 em cada 10 adolescentes têm acne. É tão comum que é considerado uma parte normal da puberdade.

A acne é uma condição da pele que se apresenta na forma de cravos, espinhas, nódulos ou cistos. Aparecem principalmente no rosto e no tronco.

A acne ocorre por uma combinação de fatores.  Muitas vezes o adolescente já tem predisposição para ter espinhas e por causa disso precisa de um tratamento mais específico. Lembrar que a acne não tratada pode deixar cicatrizes.

Para combater esse problema é indicado fazer um tratamento que vai depender do grau e quantidade de espinhas que você tem.

Vale ressaltar que o tratamento deve ser mantido por alguns meses para apresentar resultados e que os cuidados com a pele acneica devem ser contínuos, pois a descontinuidade do tratamento ou o tratamento irregular podem comprometer o resultado.

Dermatite seborreica

O couro cabeludo e o cabelo são uma extensão do resto da pele do nosso corpo e ambos contêm glândulas que produzem óleo (sebo) para hidratar o cabelo e a pele.

Essas glândulas podem se tornar hiperativas devido às mudanças hormonais durante a puberdade e produzir mais óleo do que o necessário.

Essa oleosidade em excesso associada a proliferação aumentada do fungo Pityrosporum ovale, podem contribuir para o aparecimento da dermatite seborreica.

Caracteriza-se pela descamação e vermelhidão de algumas áreas da face, como sobrancelha, canto do nariz, orelhas, e principalmente no couro cabeludo, favorecendo o surgimento da famosa “caspa”.

Vale lembrar que a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene.

O tratamento se baseia em uso de xampu com medicamentos, lavagens mais frequentes, uso de pomadas com antifúngicos.

Suor excessivo

O aumento de vários hormônios durante a puberdade torna as glândulas sudoríparas do corpo mais ativas que produzem mais suor.

Apesar de o suor ser inodoro, as bactérias presentes na pele que se multiplicam em áreas suadas como as axilas, transformam o suor em compostos com odor desagradável, ocasionando a bromidrose.

Tomar banho com sabonete remove essas bactérias que causam o odor corporal, portanto, um banho diário com água e sabão – prestando atenção especial à área das axilas, área genital e pés – é fundamental.

O desodorante ajuda a manter o corpo com um cheiro fresco, visto que as bactérias foram removidas.

O antitranspirante pode ajudar a diminuir a transpiração, portanto, usar uma combinação desodorante / antitranspirante também é útil.

Aplique todas as manhãs e fique à disposição para reaplicar em horários de aumento da atividade física.

Bromidrose plantar (Chulé)

As glândulas sudoríparas estão localizadas em quase todas as áreas da superfície do corpo, mas são encontradas em maior densidade redor da virilha, axilas, nas mãos e pés. Neste sentido, o chulé também pode ser um problema.

As glândulas sudoríparas nos pés podem produzir até meio litro de suor diariamente, por isso não é surpreendente que pés fedidos possam ser um problema durante a puberdade (quando as glândulas sudoríparas são mais ativas).

Semelhante ao odor corporal, a lavagem cuidadosa pode ajudar a manter o odor dos pés.

Sempre use água e sabão e certifique-se de esfregar cuidadosamente entre os dedos dos pés, que é um ótimo lugar para a proliferação de bactérias.

Lavar os pés mais de uma vez por dia é recomendado, especialmente durante o tempo muito quente ou quando uma criança participa de atividades esportivas com sapatos fechados (ou seja, tênis ou chuteiras).

Assim que as bactérias forem removidas, certifique-se de que os pés estejam completamente secos antes de calçar um par de meias limpas.

Colocar uma pequena quantidade de talco para bebês em cada sapato antes de calçá-los ajudará a manter os pés secos.

Os sapatos absorvem as bactérias e o odor, se não forem usados ​​com meias.

Deixar arejar os sapatos por um dia também pode ajudar a reduzir o chulé.

Você já sabe, mas podemos repetir para não fazer de forma alguma, nunca esprema as espinhas, isso é proibido! Se você espreme além de manchar a pele vai favorecer o processo inflamatório de outros cravos.

 

Se tiver alguma dúvida sobre espinhas ou os cuidados que precisa ter com a pele na adolescência não deixe de comentar, podemos te ajudar e tirar suas dúvidas. Compartilhe também com outras pessoas, principalmente com os adolescentes que começaram essa fase agora e não sabem que precisam ter mais cuidado com a pele.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

9 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Meu filho tem 14 anos, ele é um adolescente com um rosto lindo, quadrado, só que a sua pele esta ficando muito feia, com pequenas espinhas, como uma alergia e com pequeninos cravinhos. Antes era só na testa, agora se espalhou por todo o rosto, não tenho dinheiro para leva-lo em um dermatologista, o que eu faço. Ele fica muito em frente ao computador, isso pode interferir? Stress pode interferir tbm. Ele não faz nenhuma atividade física, somente na escola em educação Física. quais llimente influenciam na pele do adolescente. Grata! Fabrícia Moreira.

  • Meu nome é Emanuela e eu tenho uma pergunta, eu tenho 15 anos e tenho espinhas e poucas acnes, mais minha pele e muito oleosa e sensivel oque eu posso fazer para tirar as marcas das espinhas antigas?

  • Olá,meu nome é Giovanna e tenho 13 anos,tenho muitas espinhas e cravos e manchas,não uso protetor solar nunca usei só algumas vezes quando era criança e creme hidratante também o mesmo, agora to com tudo isso e quero que desapareçam essas manchas, espinhas e cravos, mas minha mãe não para de ficar espremendo as minhas espinhas e cravos e já falei que não pode mas ela não me escuta e só não fujo porque sou uma medrosa Agora vou mostra pra ela esse pagina pra ela ver que é errado se não funciona vou fala pra me leva no dermatologista e pergunta pra ele ele fala para ela que não pode,AH quase esqueci essa rotina funciona comigo que já tem espinhas cravos e manchas

  • Tenho 17 anos e utilizo o kit da clean clear e em vez de melhorar esta a piorar o que devo fazer ?

  • bom dia, tenho 15 anos e minha pele tem umas manchas (principalmente abaixo do olho e na testa) que parecem rugas. o que é? e poderias me ajudar com uma “receita” caseira?

  • O que eu devo fazer?! Minha pele está mudando , não está “lisinha” como sempre foi, não sei o que fazer, queria ajuda para deixar minha pele boa denovo.
    Isso pode ser reações do sol?!

  • MInha filha de 12 anos está apresentando oleosidade na pele do rosto com cravos e espinhas. Qual sabonete deve usar? Comprei actine para lavar. É recomendável?

  • MInha filha de 12 anos está apresentando oleosidade na pele do rosto com cravos e espinhas. Qual sabonete deve usar? Comprei actine para lavar. É recomendável? O que devo fazer?

  • Ola, tenho 14 anos e minha pele e muito oleosa , mas ao mesmo tempo seca tenho espinhas e cravos e nao sei mais oque usar para tratar … O que posso fazer

Deixe o seu comentário