Artigo

Deixe sua pele hidratada sem o brilho de oleosidade

Como deixar a sua pele hidratada sem o brilho da oleosidade? Muitas pessoas pensam que não precisam se preocupar com hidratação já que possuem pele oleosa, ou pior, que devem evitar ao máximo os hidratantes por causa disso. 

De fato, a hidratação pode se tornar vilã para pele como essas, especialmente no nosso caso, que vivemos em um país tropical e lutamos constantemente para evitar o excesso de brilho causado pelo acúmulo de óleo na pele.

Será mesmo que é possível deixar a pele hidratada sem o brilho da oleosidade? Primeiramente, precisamos enfatizar que a hidratação é indispensável independente do seu tipo de pele. Mas fique tranquilo, não só é possível, como te contaremos como fazer isso.

Descubra porque a pele oleosa precisa de hidratação

Muitas pessoas confundem oleosidade com hidratação. Precisamos começar a compreender as diferenças. 

A pele possui uma camada lipídica protetora formada por substâncias oleosas. Se a sua pele é oleosa, quer dizer que a produção dessa substância é maior do que deveria.  

Quando falamos em hidratação, nos referimos á quantidade de água nas estruturas internas da pele, o que é essencial para que o tecido mantenha uma aparência saudável e viscosa.

A camada lipídica é responsável por proteger a pele da perda excessiva de água. É por isso que a desidratação pode causar aumento da produção de sebo, através do que chamamos de efeito rebote. 

Manter a pele hidratada ajuda inclusive no controle da oleosidade, justamente por causa do processo explicado acima.

Pele oleosa X outras peles

Esta é uma análise importante para você que suspeita que tem pele oleosa, mas ainda não está certo de como fazer a diferenciação. A partir daqui você não terá dúvidas se este artigo é para você ou não. 

Pele normal

A pele normal é um pouco brilhosa, mas não tanto, já que produz a quantidade adequada de sebo. Sua aparência é saudável e viscosa. 

Pele seca

Como o nome diz, a pele seca é mais ressecada, e os sintomas disso são irritações, coceiras e vermelhidão. Por causa disso, sua aparência é mais áspera e com pouca luminosidade. 

Pele oleosa

Para reconhecer uma pele oleosa deve-se ficar de olho na “zona T” do rosto, formada pela testa, nariz e queixo. É nessa região que costuma se concentrar o excesso de brilho, que leva ao aparecimento de cravos e espinhas.

Descubra quais são os ativos mais indicados para a pele oleosa

Sempre dê prioridade para produtos especificamente para o seu tipo de pele, pois eles auxiliam no controle do sebo. Dentre eles, o mais conhecido é o ácido salicílico e seus derivados.

No que diz respeito aos produtos hidratantes, recomenda-se compostos livres de óleos e não comedogênicos.

Deixe sua pele hidratada sem o brilho de oleosidade: dicas

Lavar o rosto no dia a dia

A limpeza faz a remoção de resíduos diversos, inclusive de restos de maquiagens e outros produtos. Também é essencial para retirada do excesso de oleosidade. 

Sendo assim, mesmo estando em casa, lave o rosto algumas vezes ao dia utilizando sabonete líquido que limpe profundamente, mas claro, sem agredir a pele. Peça indicação ao seu dermatologista.

Filtro soltar

Para evitar aquele brilho em excesso, o ideal é usar o filtro solar do tipo oil-control. Use o produto todos os dias e aplique ao longo do dia conforme for saindo. O indicado é utilizar filtro solar com FPS e PPD adequados, recomendados por seu dermatologista.

Atualmente existem vários filtros solares que além de garantir a fotoproteção, também possuem benefícios adicionais indicados para os diferentes tipos de pele. Para peles oleosas e com tendência à acne a dica é usar protetores solares que auxiliem no controle do brilho, com ações anti-oleosidade e anti-umidade.

Hidratantes

Para quem possui a pele mista ou oleosa é importante usar um hidratante adequado, assim é possível controlar a oleosidade e ainda evitar o ressecamento. A pele pode ficar matificada com maciez e viço.

Para as mulheres uma opção é usar o primer (da makeup), pois a base fica mais homogênea e uniforme, evitando que a maquiagem derreta e deixando sua pele mais hidratada.

Em geral, como vimos, na escolha dos hidratantes opte por aqueles que não possuem óleo, mas sejam compostos por minerais naturais e antioxidantes, pois em suas fórmulas existem materiais que permitem manter o pH da pele equilibrado.

Outras formas de hidratar sua pele

Se você deseja deixar a sua pele hidratada sem o brilho da oleosidade, pode apostar também em outros importante métodos de hidratação. Confira: 

  • Beba bastante água 
  • Use água termal
  • Aposte em ativos como ácido hialurônico e vitamina C
  • Use um tônico facial (tenha cuidado com o álcool)
  • Aplique sérum e máscaras com ativos hidratantes 

O seu foco deve ser manter sua pele equilibrada e bem nutrida!

Loção de Limpeza

Algumas pessoas dispensam a loção tônica ou de limpeza, porém, usá-las durante a noite é uma ótima alternativa, pois ao acordar a pele apresentará um aspecto mais descansado.

Ao utilizar a loção a noite ela combate a poluição diária, o excesso de óleo e o acúmulo de filtro solar. Com a limpeza é possível retirar todas essas impurezas. O resultado é uma pele mais saudável, hidratada e menos oleosa. 

Opte por uma make leve

Esta dica é especialmente valiosa para dias mais quentes. Não se preocupe, as temperaturas mais altas combinam com maquiagens mais suaves.

O objetivo é evitar que a make derreta, fechando os poros e favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. Pelo mesmo motivo, você deve sempre fazer a remoção dos produtos no fim do dia.

Esfoliante

O esfoliante pode ajudar, além disso, ele deixa a pele sem cravos e mais lisa. Ao utilizar o produto passe somente de 2 ou 3 vezes na semanas e a noite, pois o efeito é maior. O produto pode substituir o sabonete e a loção tônica. Os esfoliantes naturais também são indicados, pois melhoram a textura e a luminosidade da pele.

Como saber quando a pele oleosa está desidratada?

Nem sempre é fácil notar que uma pele oleosa está desidratada, isso porque os seus sinais de desidratação são mais sutis. 

O principal sinal é a perda do viço, que indica que a pele está íntegra e tem um bom tônus. Uma pele desidratada perde o seu viço!

Outro bom sinal é quando o tecido passa a produzir ainda mais óleo, como vimos, a desidratação causa efeito rebote, aumentando a produção de sebo. 

Se o seu objetivo é manter uma pele sempre saudável e bonita, não tem jeito, você precisará estar sempre de olho a sua aparência, mantê-la limpa e bem hidratada. Não deixe ainda de fazer um acompanhamento dermatológico adequado para prevenir doenças e saber exatamente quais são os melhores produtos para o seu caso.

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua avaliação