Artigo

Entenda como o sono influencia para manter uma pele saudável

Você sabia que uma boa noite de sono pode influenciar e ajudar a manter a sua pele saudável?

Não, este não é mais uma daqueles mitos que encontramos pela internet.

Neste artigo você irá entender melhor como dormir bem pode te ajudar a deixar a sua pele mais bonita e a prevenir o envelhecimento precoce do tecido cutâneo. 

Uma boa noite de sono para uma pele mais saudável

Noites mal dormidas podem gerar sintomas na pele, fazendo com que ela perca a viscosidade, fique opaca e sejam acentuadas olheiras e manchas.

Quando o sono não é de qualidade, o cortisol, hormônio ativado pelo estresse, se mantém em altos níveis. Como consequência, ocorre um desequilíbrio, levando a formação de radicais livres, o que causa a aparição de rugas precoces. É por isso que dizem por aí que dormir mal envelhece.

Que tal entendermos um pouco melhor como o sono influencia na saúde da pele?

Controle e equilíbrio do cortisol

Começaremos pela questão já mencionada: os altos níveis de cortisol. Uma boa noite de sono mantém equilibrados os níveis de cortisol, o famoso hormônio do estresse. 

Você certamente já ouviu dizer que ficar estressado pode causar rugas, e surpreenda-se, pois é verdade, e tem a ver exatamente com essa substância.

Quando são mantidos altos níveis de cortisol, há uma intensa formação de radicais livres, moléculas que são liberadas pelo organismo provocando o surgimento de rugas precoces.

Outra consequência deste desequilíbrio são os processos inflamatórios na pele, que afetam diretamente a produção de colágeno, composto responsável pela firmeza e elasticidade desse tecido. A consequência disso é uma pele mais flácida e envelhecida.

Produção do hormônio do crescimento

Enquanto você dorme, as células do seu corpo descansam e ocorre o processo conhecido como renovação celular, onde elas organizam suas funções, se reparam e se reequilibram do desgaste diário, como a exposição ao sol, vento e poluição. 

O hormônio do crescimento é o responsável por tais processos, é ele que atua na renovação das células mortas do corpo. Seus efeitos se tornam mais significativos quando estamos dormindo por causa da redução da temperatura corporal, que estimula uma maior produção da substância.

Renovação celular

Não dá para falarmos sobre a maneira como o sono influencia a pele sem explicarmos melhor a importância da renovação celular nessa relação. As mudanças experimentadas pelo corpo durante o sono, a exemplo o já citado aumento da produção do hormonio do crescimento, favorecem a renovação celular, que acontece mais rapidamente durante a noite. 

Os sinais visíveis e perceptíveis desse aumento são uma pele mais hidratada e com um aspecto mais saudável pela manhã. Você certamente já notou isso ao se olhar no espelho. É comum que nossos rostos pareçam mais saudáveis e joviais no amanhcer do dia, agora você já o porquê.

Ciclo da melatonina

A melatonina consegue agir melhor durante a noite, já que o seu ciclo torna-se mais efetivo durante o sono. A consequência disso é uma maior neutralização dos radicais livres, que impede o envelhecimento precoce da pele. 

A combinação entre uma maior ação da melatonina e o equilíbrio do cortisol é um potente agente contra o envelhecimento da pele. Até por isso, dormir bem é uma ótima forma de manter uma aparência jovial por mais tempo.

Sistema imunológico mais forte

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo, combatendo infecções e doenças. Uma boa noite de sono potencializa a ação das células protetoras, otimizando esse sistema e deixando sua saúde mais protegida. 

Mesmo as alterações na pele sofrem melhora. Por exemplo, se você sofre com graves problemas de acne pode ver uma melhora significativa no tratamento graças a um sistema imunológico resistente.

Em geral, o corpo se torna menos suscetível à entrada de bactérias e vírus, e mais eficiente na recuperação dos mais diversos tipos de danos.

Processo de envelhecimento desacelerado

Devido a todas as questões mencionadas acima, dormir bem ajuda a retardar o processo de envelhecimento, fazendo com que a pele mantenha uma aparência firme, suave e mais saudável. 

Tudo isso, em especial pela ação dos hormônios citados na produção de colágeno, uma proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele.

Não é a toa que muitos dos tratamentos antienvelhecimento visão influenciar na produção dessa substância. Quando seus níveis ficam baixos, ocorre o envelhecimento precoce, ou seja, o aparecimento de rugas e flacidez antes do tempo.

Sintomas de noites mal dormidas na pele

Agora já ficou claro como o sono influência na manutenção de uma pele saudável, mas vale a pena analisarmos o “outro lado dessa moeda”.

Quando não se tem um sono de qualidade, a pele torna-se prejudicada, apresentando uma aparência enrugada, envelhecida e pouco saudável.

Alguns dos efeitos de uma noite com sono de baixa qualidade são:

  • Maior quantidade de rugas
  • Maior número de manchas pela pele
  • Flacidez
  • Menor capacidade de revitalização após agressão de agentes como a poluição
  • Envelhecimento precoce 

Mas calma, simplesmente deitar e dormir não irá garantir a você uma pele bonita e saudável. Outros cuidados são relevantes, e indispensáveis. Contudo, por mais que você utilize cremes de qualidade, use filtro solar e siga as orientações do seu dermatologistas, se dorme mal, não irá conseguir conquistar os melhores resultados possíveis. 

De qualquer forma, se você tem tido problemas para dormir bem, fique atento as nossas dicas. 

Dicas para conseguir dormir bem

Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade
Tome um banho quentinho antes de dormir
Faça uma refeição leve antes de dormir
Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso
Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados
Pratique exercícios físicos regularmente
Evite álcool a noite, já que as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração e causando ronco
Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos para não ficar dependente
Vá para a cama somente quando estiver com sono

Combine as dicas anteriores com cuidados com a pele antes de dormir

Criar uma rotina de cuidados com a pele e combiná-la a uma noite de sono de qualidade pode te ajudar a garantir uma aparência jovem e saudável. O período da noite é o momento ideal para cuidar da pele. 

Vamos às dicas práticas!

  • Lave o rosto com água fria e sabonete específico para a região para remover todos os resíduos indesejados
  • Seque a pele com uma toalha macia e limpa 
  • Use um bom hidratante, rico em vitaminas e ativos antioxidantes 

A higienização irá facilitar a absorção de nutrientes, o que será ainda potencializado pelas alterações experimentadas pelo corpo durante a noite. A combinação entre sono e a ação dos produtos acelerará a recuperação do corpo e em especial da pele, tornando-a ainda mais viscosa pela manhã.

Outros benefícios do sono

Entendido como o sono influencia a manutenção de uma pele saudável, que tal falarmos sobre outros benefícios de uma boa noite de descanso para o seu corpo? O sono também auxilia em outros sistemas do corpo e traz benefícios para o dia a dia proporcionando um maior bem-estar e disposição, veja só! 

Reduz o estresse

Como vimos, o sono ajuda a equilibrar a produção de cortisol. Além disso, os níveis de adrenalina são reduzidos. Ambos os fatores contribuem para controle do estresse, o que causa aumento da produtividade e da capacidade de concentração. 

Controla o apetite

Parece bom demais para ser verdade, mas sim, o sono pode ajudar a controlar o apetite. Mais uma vez estamos nos referindo às mudanças hormonais que acontecem enquanto dormimos. Quando isso não acontece da maneira devida, o apetite aumenta, levando a um desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono.

Melhora o humor

Menos estressado, com uma pele mais jovem e o corpo em forma, certamente você ficará melhor humorada, certo? Uma noite de sono de qualidade faz com acordemos mais dispostos pela manhã. 

Vale lembramos ainda que a insônia é fator de risco para transtornos de humor como depressão e ansiedade. 

Otimiza a memória

Enquanto você dorme o seu cérebro processa tudo o que aconteceu no dia anterior, organizando suas experiências e conhecimentos. Por isso, quem dorme mal, não consolida de maneira adequada suas memórias. 

Estimula o raciocínio

Pessoas que dormem mal tem mais dificuldade para resolver problemas de lógica, e tendem a cometer erros bobos, como esquecer onde guardou as chaves e encontrá-las dentre da gaveta da cozinha. A questão aqui é que o sono afeta a a cognição, a atenção e a tomada de decisão, estimulando o raciocínio.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua avaliação