ARTIGO

Qual a diferença entre Toxina Botulínica e preenchedores dérmicos?

A toxina botulínica (Botox®) e preenchedores faciais são tratamentos cosméticos administrados através de injeções, geralmente no consultório médico. Eles são minimamente invasivos, significando que não envolvem cirurgia. Contudo, é aí que suas similaridades acabam.

Tratamentos com Botox e preenchedores dérmicos são populares, representado mais de 9 milhões de procedimentos faciais em 2015, de acordo com a American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

Botox contém bactérias purificadas que congelam os músculos. Fazendo isso, a toxina botulínica pode ajudar a minimizar a aparência de linhas e rugas causadas pelas expressões faciais.

Preenchedores faciais contém ingredientes que adicionam plenitude às áreas que ficaram ralas por causa do envelhecimento. Este afinamento é comum nas bochechas, lábios e ao redor da boca.

As pessoas devem estar cientes dos custos e riscos dos tratamentos e ter expectativas realistas do que elas podem fazer.

 

Botox e preenchimento para estética

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma forma purificada da toxina botulínica que é obtida de bactérias. Embora seja mortal em grandes quantidades, a pequena e regulada quantidade de Botox administrada para corrigir rugas tem sido usada com segurança há décadas.

A toxina botulínica funciona bloqueando os sinais nervosos nos músculos onde é injetado. Quando esses sinais nervosos são interrompidos, o músculo afetado fica temporariamente paralisado ou congelado. Sem a movimentação destes músculos selecionados no rosto, certas rugas podem ser suavizadas, reduzidas ou até removidas.

Tratamentos feitos com toxina botulínica são vendidos sob as marcas Botox, Dysport e Xeomin.

 

O que a toxina botulínica pode corrigir?

A toxina botulínica funciona apenas em rugas que são causadas pelo movimento muscular. Estes são conhecidos como rugas dinâmicas e são frequentemente chamadas de “linhas de expressão”.

As rugas dinâmicas mais comuns que a toxina botulínica pode tratar são as linhas da face superior, como as de “11” entre as sobrancelhas, linhas horizontais na testa e os pés de galinha ao redor dos olhos. Estas linhas são causadas pelo sorriso, franzir, piscar de olhos ou outras expressões faciais.

A toxina botulínica não funciona em linhas finas e rugas causadas por flacidez ou perda de volume do rosto. Estas são conhecidas por rugas estáticas. Rugas estáticas incluem linhas nas áreas das bochechas, pescoço e queixo.

A toxina botulínica não é um tratamento permanente. Tratamentos repetidos são necessários para efeitos continuados da redução de rugas. O efeito de relaxamento muscular pode durar de 3 a 4 meses.

 

 

Efeitos colaterais e considerações

A ASPS considera a toxina botulínica seguro e 6,7 milhões de procedimentos foram realizados em 2015. Como o Botox desaparece ao longo do tempo, a maioria dos efeitos colaterais é apenas temporária.

 

Os possíveis efeitos colaterais da toxina botulínica incluem:

  • Inclinação da pálpebra ou sobrancelha se injetado próximo ao olho
  • Fraqueza ou paralisia dos músculos próximos
  • Urticária, erupções ou coceira
  • Dor, sangramento, hematomas, inchaço, dormência ou vermelhidão
  • Dor de cabeça
  • Boca seca
  • Sintomas como os da gripe
  • Náusea
  • Dificuldade em engolir, falar ou respirar
  • Problemas na vesícula biliar
  • Visão embaçada ou problemas na visão

O tratamento também pode falhar por conta de anticorpos que combatem a toxina. Contudo, isto acontece em menos de 1% das pessoas que repetiram tratamentos com a toxina.

O ASPS aconselha as pessoas a não esfregar ou massagear a área de injeção após o tratamento com a toxina botulínica. Isto pode espalhar a toxina para a pelo ao redor, causando queda dos músculos e outros problemas.

 

O preenchimento facial realizado com ácido polilático, também chamado de Sculptra, oferece um efeito temporário
O preenchimento consegue levantar e harmonizar, proporcionando um aspecto mais jovem e natural

O que são preenchedores dérmicos?

Preenchedores faciais, algumas vezes chamados de preenchedores de tecidos moles, são substâncias projetadas para serem injetadas sob a superfície da pele para adicionar volume e plenitude.

Substâncias usadas nos preenchedores faciais incluem:

  • A hidroxiapatita de cálcio, um composto mineral semelhante ao encontrado nos ossos
  • Ácido hialurônico, que é encontrado em alguns fluidos e tecidos no corpo que acrescentam volume na pele
  • Polialquilimida, um gel transparente que é compatível com o corpo
  • Ácido polilático, que estimula a pele para fazer mais colágeno
  • Polimetilmetacrilato (PMMA), um preenchedor semipermanente

Cada um deles é projetado para tratar diferentes sinais de envelhecimento ou outros problemas cosméticos.

O tempo que levam para agir assim como quanto tempo duram também variam. Alguns preenchedores duram 6 meses enquanto outros duram até 2 anos ou mais.

As pessoas devem discutir suas necessidades e expectativas individuais com seus médicos para determinar qual preenchedor seria a melhor escolha para elas.

 

 

O que os preenchedores dérmicos corrigem?

Diferentes tipos de preenchedores faciais são projetados para tratar sinais variados de envelhecimento. Dependendo do preenchedor escolhido, eles podem:

  • Dar volume aos lábios ralos
  • Melhorar ou preencher áreas rasas no rosto
  • Diminuir ou remover a sombra, ou ruga embaixo dos olhos causados pela pálpebra inferior
  • Preencher ou suavizar a aparência de cicatrizes entalhadas
  • Preencher ou suavizar rugas estáticas, especialmente na parte inferior do rosto

 

Rugas estáticas incluem aquelas ao redor da boca e ao longo das bochechas. Estas rugas são usualmente resultantes de perda de colágeno e elasticidade da pele.

Riscos e considerações preenchedores dérmicos

Preenchedores faciais são considerados seguros, mas efeitos colaterais podem ocorrer. Os problemas mais comuns incluem:

  • Erupção cutânea ou erupções semelhantes a espinhas
  • Vermelhidão, hematomas, sangramento ou inchaço
  • Aparência indesejável, como assimetria, caroços ou sobrecorreção de rugas
  • Danos na pele que causem ferida, infecção ou cicatrizes
  • Capacidade de sentir a substância preenchedora sob a pele
  • Cegueira ou outros problemas de visão
  • Morte das células cutâneas por conta da perda de fluxo sanguíneo na área

 

Preenchimento facial

Diferenças principais

Em resumo, as diferenças entre a toxina botulínica e preenchedores são:

  • Toxina botulínica: Congela os músculos para parar os vincos e rugas causadas por expressões faciais. Estes são tipicamente encontrados na face superior, como na testa e ao redor dos olhos.
  • Preenchedores faciais: Usar ácido hialurônico e substâncias similares para “preencher” ou dar volume a áreas que perderam volume e suavidade. Isto inclui rugas ao redor da boca, lábios finos e bochechas que perderam a plenitude. Eles podem também ser usados nas rugas da testa, cicatrizes e outras áreas que precisam de volume extra para uma aparência mais suave.

 

  • Os resultados da toxina duram de 3 a 4 meses. Preenchedores faciais variam, dependendo em qual preenchedor é usado.

Como a toxina e preenchedores são substâncias diferentes projetadas para usos diferentes, podem, às vezes ser combinados em um tratamento. Por exemplo, alguém pode usar a toxina botulínica para corrigir linhas entre os olhos e um preenchedor para corrigir linhas de sorriso ao redor da boca.

 

 

Em resumo

Milhões de procedimentos com toxina botulínica e preenchedores são realizados todos os anos e têm um bom histórico de segurança.

Um estudo da JAMA Dermatology constatou que os procedimentos com a toxina e dos preenchedores são muito seguros quando realizados por dermatologistas experientes certificados pelo conselho. Efeitos colaterais ocorreram em menos de 1% dos receptores e a maioria deles foram mínimas.

Embora a toxina botulínica e os preenchedores sejam minimamente invasivos, eles ainda apresentam alguns riscos. Um indivíduo deve estar ciente de todos os possíveis riscos e benefícios antes de fazer estes tratamentos.

A toxina botulínica e preenchedores não são recomendados para mulheres grávidas ou amamentando. Pessoas que têm certas condições de saúde ou tomam qualquer medicamento devem discutir se a toxina ou preenchedores são seguros para eles.

As pessoas devem também discutir o que  a toxina botulínica e preenchedores podem realisticamente fazer por suas aparências. Embora eles possam melhorar para uma aparência mais jovem, os resultados não são normalmente tão poderosos quanto um cirúrgico, como um lifting facial.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário