Preenchimento Facial para uma pele mais bonita

O que são os preenchedores faciais?

Preenchedores faciais ajudam a diminuir linhas faciais e restaurar volume e a plenitude do rosto.

Conforme envelhecemos, nossos rostos naturalmente perdem gordura subcutânea. Os músculos faciais estão trabalhando perto da superfície da pele, então as linhas do sorriso e os pés de galinha se tornam mais aparentes.

A pele facial também estica um pouco, aumentando esta perda de volume facial. Outros fatores que afetam a pele da face incluem exposição ao sol, hereditariedade e estilo de vida.

preenchimento consegue levantar e harmonizar, proporcionando um aspecto mais jovem e natural

O que os preenchedores faciais podem fazer

Preenchedores faciais podem ser muito úteis para aqueles com sinais precoces de envelhecimento ou como uma mais valia de uma cirurgia de rejuvenescimento facial.

O que os preenchedores faciais não podem fazer

Para alguns pacientes, cirurgias como lifting facial, lifting de sobrancelha ou lifting dos olhos podem ser a melhor abordagem.

Tratamentos de rejuvenescimento minimamente invasivos, como preenchimentos de tecidos moles, podem não alcançar os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o tempo quando se considerar que o lifting facial é apropriado.

É importante lembrar que os preenchedores faciais são tratamentos temporários para o envelhecimento facial e que os tratamentos em andamento serão necessários para resultados de longo prazo.

Como funcionam?

Os preenchedores basicamente restauram o volume perdido no seu rosto e áreas volumosas, assim aquelas linhas profundas demarcadas são suavizadas. Por que isso é necessário? Bem, à medida que envelhecemos nosso corpo para de produzir colágeno e elastina, os quais contribuem para uma aparência jovial.

Especialistas discutem sobre quando começamos a perder colágeno; mas uma idade geralmente consensada é 25. Que é bem jovem, certo? Seus níveis de colágeno e elastina então diminuem à uma taxa de 2% por ano, e seu corpo terá parado de produzi-los completamente aos vinte e tantos.

Preenchedores têm sido usados por décadas para restaurar o volume perdido ou adicionar sustentação.

Como o nome já diz, ele age preenchendo rugas, depressões e sulcos, devolvendo o volume e melhorando o contorno facial

Por quanto tempo os preenchedores faciais duram?

Quanto tempo durarão os efeitos dos preenchedores faciais depende do produto, da área de tratamento e do paciente. De modo geral, quanto mais denso é o produto e mais profundamente é injetado, mais irá durar, embora esta não seja uma regra rígida e rápida. Para manter seus resultados, seu dermatologista poderá repetir o tratamento, ajustando a quantidade e as técnicas conforme o necessário para garantir os melhores resultados.

Preenchedores de ácido hialurônico tendem a ser a opção mais temporária e, portanto, são frequentemente recomendados para os pacientes de primeira viagem. Esses durarão geralmente de 6 a 18 meses. Injeções nos lábios se desgastam um pouco mais rápido do que aquelas nas dobras nasolabiais.

Preenchedores sintéticos tendem a durar mais, pois não são absorvidos pelo corpo. Eles podem ser uma ótima opção para o paciente certo, mas você deverá estar pronto para se comprometer com os resultados que permanecerão por vários anos – e escolher um fornecedor experiente, qualificado, com o estilo estético que você gosta.

Quem é um bom candidato para preenchedores faciais?

Você pode ser um bom candidato para preenchedores faciais se você:

  • Está fisicamente saudável
  • Não fuma
  • Tem uma visão positiva e objetivos realistas em mente para a melhora da sua aparência
  • Está comprometido na manutenção da boa saúde da pele
preenchimento facial é um tratamento antienvelhecimento, que consiste na reestruturação da pele

Quais tipos de preenchedores dérmicos estão disponíveis?

Existem diversos tipos diferentes de preenchedores faciais. Os mais comuns são:

Hidroxiapatita de cálcio

Os nomes comerciais incluem: Radiesse

A hidroxiapatita de cálcio é encontrada naturalmente nos ossos humanos e é um composto semelhante ao mineral. É frequentemente usado para:

  • Vincos de moderados a severos como as dobras nasolabiais, linhas de marionete e linhas de expressão
  • Aumentar a plenitude das bochechas e outros contornos faciais
  • Melhora o volume nas áreas de desperdício facial, como pode ocorrer em pessoas com HIV positivo tomando certos medicamentos

Hidroxiapatita de cálcio é produzida biosinteticamente, o que significa que não são usados animais ou produtos de origem animal. Isto diminui o risco de uma reação alérgica e não é necessário teste cutâneo. Este tipo de preenchedor dérmico é conhecido em produzir um resultado muito natural, não migra e os efeitos colaterais são raros. Este preenchedor dérmico foi usado inicialmente na odontologia e cirurgia reconstrutiva e tem longo histórico de segurança.

Ácido hialurônico

Os nomes comerciais incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvedem, Perlane, Prevelle, Puragen, Restylane

Injeções de ácido hialurônico podem ser usadas para melhorar o contorno da pele e reduzir depressões na pele por conta de cicatrizes, lesões ou linhas. Você pode ver melhoras potencialmente dramáticas para:

  • Cicatrizes de acne
  • Depressões na bochecha
  • Pés de galinha no canto dos olhos
  • Linhas profundas de sorriso que vão do lado do nariz até os cantos da boca (também conhecidas como sulcos nasolabiais)
  • Linhas de expressão entre as sobrancelhas
  • Linhas de marionete nos cantos da boca
  • Redefinição da borda do lábio
  • Cicatrizes incluindo queimaduras, acnes e aquelas causadas por feridas
  • Linhas de fumantes; linhas verticais na boca
  • Algumas cicatrizes faciais
  • Linhas de preocupação que atravessam sua testa

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no seu corpo. Altas concentrações são encontradas em tecidos conectores moles e no líquido ao redor dos seus olhos. Está também em algumas cartilagens e fluídos das articulações, bem como no tecido da pele.

É extraído e reformulado e agora tornou-se um dos tipos mais populares de preenchedores injetáveis. Se o termo soa familiar, é porque a mesma substância é frequentemente injetada nas articulações doloridas das pessoas com artrite para aliviar a dor e dar um amortecimento extra.

Ácido polilático

Os nomes comerciais incluem: Sculptra

O ácido polilático é um preenchedor dérmico que é injetado em seu rosto, causando a produção de colágeno pelo próprio corpo. Este tipo de preenchedor dérmico é conhecido como estimulador. Esta substância não-tóxica, biodegradável tem sido usada há mais de 40 anos como material de sutura.

O ácido polilático é conhecido por atuar particularmente bem na parte inferior do rosto e é usado para:

  • Preencher as linhas causadas pelo riso
  • Dar volume a lábios finos
  • Tratar dobras nasolabiais profundas

Esta substância é diferente de outros preenchedores faciais porque não produz resultados imediatos. Ao invés disso, estimula seu próprio corpo à produzir colágeno para que os resultados apareçam gradualmente ao longo de alguns meses.

Provavelmente você precisará de três tratamentos mensais para alcançar os resultados desejados. Com cada tratamento, há uma re-estimulação do seu próprio colágeno. Então, pode levar de quatro a seis semanas para ver o efeito total. Embora este tipo de preenchedor dérmico seja considerado semipermanente, você pode ainda precisar de retoques ocasionais.

Polimetilmetacrilato (PMMA)

Os nomes comerciais incluem: Bellafill

O PMMA é considerado um preenchedor semipermanente e é mais frequentemente usado para tratar rugas, dobras e sulcos de médios a profundos, em particular as dobras nasolabiais. Também pode ser usado para preencher cicatrizes irregulares e aumentar lábios finos.

Quando se deseja uma solução mais permanente para as rugas faciais, o PMMA é frequentemente usado ao invés da terapia de reposição do colágeno ou terapia hialurônica. O PMMA tem sido usado há anos em implantes cirúrgicos permanentes. Por isso, seu médico irá provavelmente preencher a menos no primeiro tratamento, acrescentando mais depois se necessário.

Uma das desvantagens do PMMA é que várias injeções são necessárias para criar volume e pode levar até três meses para chegar aos efeitos totais. Ele pode também ser visível sob a pele.

Preenchimento Facial é uma opção para recuperar o aspecto jovem da pele e atenuar os sulcos da face, que resultam em uma aparência mais cansada

Quais são os riscos dos preenchedores faciais?

A decisão de usar preenchedores é extremamente pessoal. Você terá que decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais dos preenchedores faciais são aceitáveis.

Seu médico dermatologista irá explicar em detalhes quaisquer riscos.

Será pedido para que você assine formulários de consentimento para assegurar que você entendeu totalmente o procedimento, bem como os riscos e complicações potenciais.

Complicações severas de preenchedores faciais são incomuns. Riscos potenciais variam dependendo do preenchedor específico utilizado e da permanência relativa da substância que preenche e inclui:

  • Erupções de pele parecidas com acne
  • Assimetria
  • Hematoma, sangramento do local da injeção, inchaço
  • Danos à pele que resultem numa ferida e possíveis cicatrizes
  • Infecção no local da injeção
  • Nódulos
  • Preenchedor palpável sob a superfície da pele
  • Erupção cutânea com comichão
  • Vermelhidão da pele
  • Sub ou sobrecorreção das rugas
  • Cegueira
  • Necrose da pele (ulceração ou perda de pele devido à interrupção do fluxo sanguíneo)

Estes riscos e outros serão totalmente discutidos antes do seu consentimento.

É importante que você dirija todas as suas dúvidas diretamente ao seu dermatologista. Embora bons resultados sejam esperados do seu procedimento, não há garantia que você ficará satisfeito com os resultados.

Como complicações significativas podem ocorrer de injeções com preenchedores faciais, é importante estar sob os cuidados de um dermatologista, que entende os riscos e está treinado e preparado para lidar com quaisquer complicações que possam ocorrer.

Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados em um único procedimento. A maioria dos preenchedores se dissipa ao longo do tempo. Para manter sua correção, você precisará considerar repetir o processo de injeção em intervalos.

Possibilidades de tratamento

Quais são as etapas de um procedimento de preenchimento dérmico?

Injeções de preenchimento dérmico são não-cirúrgicas e geralmente completados durante visita ao consultório. Seu tratamento inicial começará com uma consulta durante a qual você encontrará seu médico dermatologista para discutir suas preocupações e objetivos.

Consulta pré-tratamento

Durante sua consulta, seu médico irá avaliar sua área de preocupação e avaliar seu histórico médico. Embora os riscos associados aos preenchedores térmicos sejam mínimos, você precisa revelar totalmente seu histórico médico antes do tratamento, pois certas alergias, condições cutâneas e neurológicas ou medicamentos que podem por em risco sua segurança ou resultados. Por exemplo, você precisa contar ao seu dermatologista se você estiver tomando anti-inflamatórios (por exemplo aspirina, ibuprofeno, naproxeno) ou anticoagulantes, pois estes aumentam a possibilidade de hematomas.

1a Etapa – Avaliação & mapeamento facial

Se você optar por utilizar preenchedores de tecidos moles, o médico avalia a aparência facial e o tom da pele e examinar as áreas do seu rosto a serem aumentadas.

Pontos estratégicos do seu rosto podem ser marcados como locais apropriados para a injeção do preenchedor. Podem ser tiradas fotografias das áreas a serem tratadas.

2a Etapa – Limpeza & anestesia

Os locais de injeção serão limpos com um agente antibacteriano.

Dor no local da injeção pode ser amenizada usando um instrumento bem frio para resfriar a pele, pomada anestésica para anestesiar a pele ou injeção de anestesia local.

Embora não sejam indolores, as injeções são em geral facilmente toleradas.

3a Etapa – A injeção

A injeção normalmente leva apenas alguns momentos por local. O processo de injetar, massagear e avaliar o resultado é feito e preenchedor adicional é colocado conforme a necessidade.

Dependendo do número de áreas a serem tratadas, todo o processo pode levar uns 15 minutos ou até uma hora.

4a Etapa – Limpeza & recuperação

Uma vez que os resultados forem considerados satisfatórios, todas as marcas serão removidas.

Você pode receber um pacote de gelo para reduzir o inchaço e aliviar o desconforto. Embora a área possa estar um pouco sensível por um ou dois dias, normalmente não está tão dolorida que requeira medicação.

O que posso esperar durante a recuperação do preenchimento dérmico?

O tempo de recuperação pode variar para cada paciente e para cada tipo de preenchedor injetado. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente mas geralmente é recomendado para evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24-48 horas para minimizar o inchaço e hematomas. Certifique-se de discutir seu plano de recuperação específico com seu médico antes de agendar suas injeções.

Sua aparência inicial após o tratamento com qualquer preenchedor dérmico pode incluir:

  • Uma aparência “muito cheia” nas áreas tratadas
  • Inchaço ou hematomas que variam de leve a grave
  • Dormência temporária ou vermelhidão
  • Nódulos palpáveis ou rigidez nos locais de injeção
  • Reação de hipersensibilidade que pode parecer como uma reação alérgica com urticária e inchaço

A maioria das condições podem ser aliviadas com gelo e massagem tópicos e melhorarão em questão de horas ou apenas alguns dias. Algumas reações podem requerer um tratamento mais agressivo com medicações ou injeções. Certifique-se de discutir o plano de recuperação e tratamento com seu médico.

Quando sua própria gordura é o preenchedor injetado, o processo de cura é maior e pode levar algumas semanas. Obtenha mais informações sobre injeções de gordura.

Resumo

Preenchedores faciais diferem na composição química, longevidade e têm vários graus de suavidade. Preenchedores mais suaves são usados nos lábios, por exemplo, enquanto os preenchimentos mais resistentes podem ser desejados para melhorar as maçãs do rosto.

Seu médico dermatologista determinará com você o melhor tipo e volume do preenchedor necessário para as áreas de preocupação específicas.

Para muitas pessoas, o uso dos preenchedores “prontos para uso” pode ser um procedimento simples feito no consultório que pode satisfatoriamente melhorar suas aparências.

Estes preenchedores faciais são muito previsíveis e têm riscos e efeitos colaterais relativamente mínimos. Estes preenchedores são frequentemente injetados nos consultórios de dermatologia.

Deixe o seu comentário