Preço da remoção de tatuagem

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que desejam passar pela remoção de tatuagem é o preço. Ocorre que há mais de um procedimento para essa finalidade e isso influência no custo. A cirurgia, por exemplo, ocorre apenas uma vez, enquanto o peeling e o laser exigem um determinado número de sessões. 

Ademais, é possível que haja custos adicionais com medicamentos, dermocosméticos, consultas e tudo isso influência no gasto  total. Continue lendo o post, conheça as principais técnicas, entre outros pontos que vão ajudá-lo a entender o preço da remoção de tatuagem. Boa leitura. 

Leia também: Remoção de tatuagem – como funciona

imagem 2022 07 13T160944.952

Como funciona a remoção de tatuagem

A remoção age em três frentes principais: 

Quebra do pigmento 

É a técnica utilizada no laser. O feixe de luz atinge o pigmento, quebrando-o em partículas menores. O próprio sistema de defesa se encarrega de remover essas partículas e eliminá-las no sistema linfático, sem qualquer dano ao organismo. 

Renovação das camadas de pele

Métodos como o peeling e a dermoabrasão visam a retirada das camadas de pele juntamente com o pigmento. Em seu lugar, novas camadas surgem renovadas sem a tinta. 

Retirada da camada de pele 

O procedimento cirúrgico é feito a partir da retirada da camada de pele com a tatuagem usando um bisturi e fazendo a sutura (pontos). Em alguns casos é necessário o enxerto de pele na região. 

Fatores que influenciam no preço da remoção de tatuagem

O custo da remoção da tatuagem pode incluir:

Consultas

O primeiro passo é a consulta com o dermatologista, que irá avaliar a condição da pele, orientar o paciente, esclarecer sobre o procedimento mais adequado, entre outros pontos importantes. O custo varia bastante de profissional para profissional.

Procedimentos

Escolhido o método, o próximo ponto é a realização do procedimento em si e os custos também variam.

 

A cirurgia será provavelmente a opção mais cara, seu preço dependerá do tamanho da tatuagem, se será necessário fazer enxerto de pele e demais consultas pós-operatórias.

 

Quanto aos demais procedimentos, o preço da remoção de tatuagem também pode variar de acordo com tipo de tratamento (pelling, dermoabrasão, laser, etc) e quantidade de sessões necessárias, geralmente esse número varia entre 4 e 10.

Medicamentos e cosméticos

Dependendo do método, são receitados dermocosméticos, pomadas, medicação, protetor solar especial e hidratantes para uma melhor resposta ou para reduzir o desconforto pós-procedimento, tais valores acabam tendo que ser considerados quando pensamos em quanto custa a remoção de tatuagem.

Perguntas frequentes sobre remoção de tatuagem

Agora vamos a algumas dúvidas frequentes sobre o tema:

Qual o método mais barato e qual o mais caro?

O método mais barato geralmente é o peeling, cujo valor da sessão geralmente não ultrapassa  R$ 700,00, enquanto o laser pode ser o mais custoso devido ao número de sessões, cujo valor médio é de R$ 1.000 a 3.000 cada sessão. Caso seja uma tatuagem muito grande, dependendo da cor, da necessidade de infiltração anestésica, do aparelho utilizado o custo final irá aumentar. Os aparelhos mais modernos como picosegundos, tendem a ter um valor maior, por ser uma tecnologia mais avançado e remover as tatuagens mais difíceis. O valor também pode ser maior a depender do profissional que realiza o procedimento. 

Qual o método mais eficiente?

Todos os métodos apresentados possuem vantagens e desvantagens, no entanto, a laserterapia mostrou-se mais eficiente, tanto nos resultados, quanto nos possíveis danos à pele. 

Enquanto peeling pode não ser eficiente e a cirurgia deixa marcas, o laser é capaz de remover quase completamente a tatuagem, sem deixar marcas visíveis. Além disso, a recuperação é tranquila e não exige muitos cuidados, como os outros procedimentos. 

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões vai depender de uma série de fatores, como o método usado, tamanho da tatuagem, cor, tempo em que foi feita, resposta do organismo, entre outros. 

A cirurgia é feita em um único dia, com o retorno apenas para retirada dos pontos, já o peeling, dermoabrasão e laser exigem um número maior de sessões, entre 4 a 10, de acordo com os fatores acima descritos. Em alguns casos, até mais.

Também é importante respeitar o intervalo entre cada uma das sessões para que a pele cicatrize, evitando assim complicações. Por isso, o tratamento completo pode durar mais de um ano.  

O procedimento é doloroso?

Em geral, peeling e dermoabrasão são os procedimentos mais dolorosos devido à descamação profunda da pele, enquanto o laser é o menos doloroso, visto que os feixes de luz emitidos geram apenas um pequeno desconforto. Ainda assim, o paciente recebe um anestésico tópico que reduz as dores. 

O procedimento cirúrgico também é feito com anestesia local, assim o paciente não sente dores. 

Quem pode e quem não pode se submeter aos procedimentos?

Em geral, pessoas acima de 18 anos podem se submeter a qualquer um dos procedimentos listados. Apenas gestantes, lactantes, pessoas com alguma infecção na região não podem se submeter a remoção de tatuagem. De qualquer forma, é preciso a análise e indicação do dermatologista. 

Onde fazer a remoção de tatuagem?

A remoção de tatuagem é um procedimento sério, independente do método utilizado e deve ser feito em consultório dermatológico e por um profissional capacitado. Evite quaisquer técnicas ou receitas caseiras, pois estas podem não funcionar e ainda trazer danos à pele, como manchas e cicatrizes.

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário