Artigo

Niacinamida para melasma funciona?

A vitamina B3, conhecida também como niacinamida, é usada em diversos tratamentos de pele. A substância age na proteção e recuperação da barreira cutânea, reduz as marcas de envelhecimento e hidrata profundamente a pele. O que pouca gente sabe é o uso da niacinamida para melasma, no clareamento das manchas. 

Saiba mais sobre o melasma: O que é, tipos, sintomas e tratamentos. 

Suas características aceleram o processo de clareamento das manchas de melasma, podendo ser usada em associação com outros agentes clareadores em qualquer tipo de pele, sobretudo as mais sensíveis e oleosas. 

Continue lendo o post, entenda mais sobre a ação da niacinamida e seus benefícios. Boa leitura!

2 5

Como a niacinamida para melasma age?

A niacinamida corresponde ao ácido carboxílico niacina (ácido nicotínico), que entre diversas aplicações, pode reduzir a hiperpigmentação da pele em mais de uma frente. Ou seja, essa substância apresenta mais de uma ação quando o assunto é o clareamento das manchas de pele. Vamos a elas:

Uniformização da pele

Outro ponto interessante da niacinamida é a uniformização dos tons de pele, dessa forma, uma região que esteja com maior depósito de melanina tende a ficar com a cor natural da pele. Além de combater a hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele, também age de forma preventiva, evitando que as manchas voltem a aparecer.

Poder antioxidante

A niacinamida é um poderoso antioxidante, capaz de inibir ou atrasar a oxidação de um substrato oxidável. Os antioxidantes são responsáveis pela proteção das células sadias do organismo diante da ação de radicais livres. A niacinamida, em específico, é capaz de auxiliar na regulação dos radicais livres no organismo. 

Como consequência, a substância melhora a aparência das manchas, reduz linhas de expressão, melhora a elasticidade e tônus da pele, deixando-a mais viçosa e iluminada.

Rejuvenescimento facial 

Também age como um rejuvenescedor cutâneo, promovendo a renovação celular na área, assim, as células manchadas são substituídas por novas, com menor concentração de melanina. 

Os efeitos do tratamento aparecem após algumas semanas. Embora não haja um cronograma exato, as manchas começam a clarear após 3 ou 4 semanas de uso. Após 8 a 10 semanas, é possível notar também a pele mais lisa, tonificada e hidratada.

Quais os demais benefícios da niacinamida?

Entre os benefícios gerais que a niacinamida oferece ao organismo estão:

Maior imunidade – ajuda no processo de formação da queratina, um tipo de proteína que mantém a pele, unhas e cabelos mais firmes e saudáveis;
Barreira lipídica – ajuda na formação da barreira de ceramida, formada por lipídios que protegem a pele de agentes externos e retém a umidade. Trata-se de um benefício para todos os tipos de pele, principalmente para aquelas com eczema ou pele madura.
Reduz poros – minimiza a aparência dos poros, mantém a pele lisa e hidratada.
Regulagem de óleos – ajuda a regular o óleo produzido pelas glândulas sebáceas, evitando que elas produzam óleo além do necessário.
Protege contra os danos do sol – participa da reconstrução das células acometidas pelos raios UV, protegendo-as dos danos causados por esses raios.
Protege contra o estresse oxidativo – protege a pele de estresses ambientais, como luz do sol, poluição e toxinas.
Trata a acne – é muito útil no tratamento de acne grave, sobretudo as formas inflamatórias como pápulas e pústulas. À medida que o tempo passa, é possível notar menos lesões e a melhora na textura da pele.
Previne melanomas – estudos conduzidos pela American Society of Clinical Oncology também apontam que a niacinamida está associada à redução do risco de câncer da pele do tipo melanoma.

Quais agentes em conjunto apresentam melhores resultados?

Você pode usar a niacinamida sozinha ou em conjunto com outros agentes. São produtos para rejuvenescimento facial, antiacne, hidratantes, estimuladores de colágeno e principalmente os clareadores. Entre eles podemos destacar:

Vitamina C –

Age na síntese do colágeno, reduz rugas, auxilia no clareamento das manchas de sol e do tempo e reduz sinais de envelhecimento.

Ácido Hialurônico –

Aumenta o poder de hidratação da pele, preenche áreas que perderam sua hidratação natural, possui ação anti-rugas e melhora a textura da pele.

Ácido Salicílico –

Poderoso esfoliante que age na renovação celular e também apresenta  ação anti-inflamatória.

Gluconolactona

Poderoso esfoliante que ajuda na hidratação da pele, clareamento, uniformização dos tons de pele, reforço da função barreira, além de efeito anti-rugas e anti-manchas.

Ácido Lactobiônico –

Poderoso hidratante e antioxidante, ajuda na renovação celular e na síntese de colágeno.

Hidroquinona –

Principal clareador de melasma e outras manchas causadas pela hiperpigmentação celular.

Ácido Mandélico –

É um potente renovador celular, apresenta efeito iluminador e despigmentante, além de reduzir acne e linhas de expressão.

Ácido Glicólico –

É um potente renovador celular, possui ação anti-idade, participa da síntese de colágeno e melhora a textura da pele.

1 6

Qual a concentração ideal da niacinamida para melasma?

Quando associada a outros agentes, a concentração de niacinamida pode ser menor, entre 1% e 3%, e a concentração máxima do ativo é de 5%.

Existem efeitos colaterais?

Não há contraindicações formais quanto ao uso da Niacinamida para melasma, inclusive ela pode ser usada durante a gestação ou por pessoas com pele sensível, o que não ocorre com outros agentes clareadores. No entanto, é necessária a recomendação médica para isso, pois apesar de raro, o paciente pode apresentar hipersensibilidade.

A niacinamida pode ser usada por qualquer pessoa?

Como qualquer outro dermocosmético, deve ser evitada por quem tem hipersensibilidade ao produto. É importante consultar o dermatologista que vai indicar o melhor tratamento, bem como o uso adequado da niacinamida. 

Saiba mais sobre o melasma: O que é, tipos, sintomas e tratamentos.

AGENDAMENTO ONLINE

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP

Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário