Artigo

Livre sua pele das rugas

Muitos fatores contribuem para o surgimento de rugas na pele.

O primeiro fator é decorrente do avanço da idade, quando a capacidade de reprodução das células fica comprometida, aparecendo assim os sinais de envelhecimento.

Outros fatores endógenos também contribuem para o surgimento das rugas como a diminuição do nível de hormônios sexuais, (estrogênio e testosterona) reduzindo a regeneração celular. Excesso de açúcar e oxidação da pele contribuem também para o envelhecimento da pele.

 

Fatores externos para surgimento das rugas

Existem também os fatores externos desencadeadores do surgimento de rugas.

A exposição solar sem proteção, além de provocar o envelhecimento, contribui também para o surgimento de doenças na pele.

O cigarro sendo um vasoconstritor, prejudica o fluxo de oxigênio e nutrientes para as células, diminuindo a produção de colágeno e a elasticidade da pele.

As células também se degeneram mais rapidamente devido a grande exposição aos radicais livres, tais como o álcool, estresse, fumo e alimentos com excesso de açúcar e gordura.

      

Prevenção de rugas na pele

livre sua pele de rugas

 

Para prevenir e reduzir o aparecimento das rugas é necessário alguns cuidados e tratamentos.

O primeiro é o uso diário de protetor solar na pele do rosto e regiões expostas à radiação solar. Os raios UVA e UVB são os principais desencadeadores do envelhecimento da pele. Além do protetor solar é recomendável não se expor ao sol durante o período das 10:00 hs da manhã até as 16:00 hs da tarde.

Mantenha sua pele sempre limpa, utilizando sabonetes e produtos indicados para o seu tipo de pele. Nunca durma de maquiagem, pois as impurezas remanescentes nos poros impedem a regeneração da pele, causando rugas.

Faça esfoliações permanentes no rosto para eliminar as células mortas, recompondo sua pele. O uso de cremes a base de ácido hialurônico são muito eficientes na hidratação da pele.

      


 

      

 

Tratamentos estéticos para rugas

Peeling

peeling é um processo mais profundo de esfoliação da pele, ajudando a remover as células mortas contribuindo para produção de colágeno, deixando a pele mais firme, suave e lisa.

O peeling de cristal é mais abrasivo, feito com microcristais. Existem outros tipos de peeling que utiliza produtos químicos como o ácido glicólico, retinoico e outros. O peeling diminui a visibilidade das linhas finas e das manchas da pele.

Preenchimento Facial

Para recompor o volume e minimizar as linhas finas em torno dos olhos, boca e nariz (bigode chinês) o preenchimento facial pode ser muito eficiente. As toxinas têm uma duração menor, entre 4 a 6 meses.

Os preenchedores faciais a base de ácido hialurônico tem uma duração maior, podendo alcançar até dois anos, dependendo do tipo de pele e procedimento.

O ácido hialurônico é uma substância presente na pele humana e é responsável pela hidratação da pele. Com o tempo sua produção diminui, bem como o colágeno, ocasionando o aparecimento das rugas.

O preenchimento com o ácido sintético pode minimizar sua aparência.

Laser fracionado

O laser fracionado é a emissão de luz de laser intensa, evaporando a epiderme até atingir porções mais profundas da derme, de modo a remover as camadas mais superficiais, estimulando as fibras e a produção de colágeno.

Os resultados tem sido muito satisfatórios no tocante a firmeza e renovação da pele, minimizando as rugas superficiais.

 

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário