Descubra o que é Skinbooster: Como funciona e a quem é indicado

Nos últimos anos foram desenvolvidos diversos tratamentos na medicina estética, mas poucos apresentam resultados tão bons quanto o Skinbooster. Trata-se de um tipo de preenchimento dérmico que vem se destacando entre os dermatologistas não apenas por seus efeitos, como também pela praticidade.

Em geral, Skinbooster refere-se aos tratamentos da medicina estética que empregam o ácido hialurônico, bem como suas propriedades hidrofílicas, para hidratar profundamente a epiderme, de modo a criar mais volume e reduzir as ações do tempo na pele. 

Continue lendo, entenda mais sobre o procedimento, indicações, contraindicações, possíveis resultados e quais cuidados necessários após sua realização. Boa leitura!

1 1

O que é Skinbooster?

Skinbooster é o nome genérico dos tratamentos que usam como base o ácido hialurônico com objetivo de hidratar e estimular a formação de colágeno, dando mais elasticidade a pele e nutrindo-a de forma profunda e duradoura. 

O tratamento visa o preenchimento dérmico. A substância é injetada meticulosamente na pele para melhorar sua firmeza, flexibilidade e textura. Dessa forma, é possível retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo.

O ácido hialurônico, apesar do nome ácido, é uma molécula de açúcar que atrai as moléculas de água, um componente encontrado naturalmente no corpo humano, nas articulações, pele, olhos e em outras partes. Assim o procedimento tem baixíssimas chances de oferecer algum risco ao paciente. 

Além disso, é um tipo de preenchimento prontamente aceito pelo corpo e facilmente reversível. 

Existem diferentes tipos de compostos sintéticos que fazem parte da família dos Skinboosters, a exemplo dos pioneiros Restylane Skinboosters®, Juvéderm Volite® ou Profhilo®. 

Restylane Skinboosters

Desenvolvido pelos laboratórios Galderma na Suécia, o Restylane Skinboosters® é o tratamento pioneiro com o ácido hialurônico reticulado no intuito de promover a hidratação profunda da pele. Foi lançado após mais de 60 estudos clínicos que destacam sua eficácia, e os resultados duram 12 meses ou mais. 

Atualmente são duas fórmulas:

  • O Skinboosters Vital (20 mg / mL de ácido hialurônico) – injetado na derme profunda, sendo indicado para pacientes com pele mais madura (acima dos 45 anos). 
  • O Skinboosters Vital Light (12 mg / mL de ácido hialurônico) – injetado na derme mais superficial e média, sendo indicado para peles mais jovens (entre os 25 e 45 anos). 

Juvéderm Volite 

Desenvolvido pelo Juvéderm Volite, chegou ao mercado em 2017. É a última geração de Skinbooster e tem como objetivo melhorar a textura, hidratação e elasticidade da pele. É injetado na camada mais profunda da derme e serve para pacientes com pele mais madura ou jovem.

Profhilo 

Lançado em 2017 pelos Laboratórios IBAS, Profhilo é resultado de estudos para desenvolver um produto moderno, com alta taxa de sucesso, a partir de uma solução híbrida, com baixo peso molecular e ótima capacidade de absorção. 

Cada um deles apresenta uma especificidade em relação às indicações do tratamento, protocolo terapêutico e duração dos efeitos.

Agende sua consulta

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Atendimento de Segunda a Sábado

Como funciona?

O tratamento parte da premissa que a pele precisa se manter hidratada, principalmente após os 30, quando começam a ficar mais evidentes os sinais do envelhecimento. Sendo assim, uma cútis saudável e com bom aspecto precisa de água. O Skinbooster serve justamente para dar um efeito “boost” na pele, ajudando a manter sua aparência jovial. 

O ácido hialurônico, nesse caso, atrai as moléculas de águas, concentrando-as ao seu redor para formar uma espécie de “reservatório hídrico” de longo prazo, que melhora o aspecto da pele e estimula a produção de colágeno.

O composto é aplicado na pele por meio de microinjeções (microcânulas). Apesar disso, não é considerado um procedimento invasivo, visto que não exige pontos ou o afastamento do trabalho. O Skinbooster pode ser aplicado no rosto, pescoço, decote e mãos. 

2 2

A quem é indicado?

O Skinbooster é indicado para pacientes entre 30 e 50 anos ou a critério do especialista, que sofrem desconforto estético com linhas de expressão, rugas, bigode chinês, entre outros. 

Na pele dos pacientes com menos de 40 anos, que apresentam poucas rugas, porém perdem elasticidade e seu tônus, o Skinbooster vai ajudar na prevenção da flacidez e a reduzir o aparecimento de rugas. 

Na pele dos pacientes com mais de 45 anos, o tratamento previne o envelhecimento cutâneo, dando mais firmeza e textura à pele. Os resultados são mais sensíveis no rosto e ao redor dos olhos, além de pescoço e mãos. 

A quem é contraindicado?

Todos os tipos de pele são adequados para receber o ácido hialurônico, no entanto, alguns grupos não devem fazer uso, são eles:

  • Grávidas ou lactantes;
  • Pessoas alérgicas;
  • Pessoas com ferimentos ou infecções de pele;
  • Portadores de doenças autoimunes. 
Canal YouTube Juliana Toma

Como é feita a aplicação?

Inicialmente é feito um planejamento das áreas aplicadas, qual o componente usado, possíveis resultados e quantidade de sessões. 

O dermatologista vai sugerir que o paciente evite álcool e medicamentos que possuem determinados antiinflamatórios como aspirina, além de suplementos que possam diluir o sangue (como vitamina E, alho e ginseng) nos dois dias que antecedem a aplicação. 

O procedimento dura entre 20 e 30 minutos. O profissional aplica a anestesia tópica, aguarda sua ação e em seguida utiliza as cânulas para aplicar o ácido hialurônico.

Como é o pós-procedimento?

Apesar de ser um procedimento simples e não invasivo, o paciente precisa tomar alguns cuidados após o Skinbooster, principalmente porque a região pode ficar ligeiramente dolorida, com pequenos edemas que desaparecem cerca de 5 dias após o tratamento. 

Portanto, é importante fazer pequenas massagens de 3 a 5 vezes ao dia sem fazer muita pressão no local. Além disso, evite banhos de piscina, a exposição solar excessiva nos primeiros dias após a aplicação e aplique o protetor solar com fator superior a 30 FPS.

3 1

Como é o resultado?

São necessárias 2 a 4 sessões, de acordo com o objetivo, tipo de pele, idade, entre outros fatores. Os resultados são visíveis nos primeiros 30 dias após a primeira sessão.

Os possíveis resultados do procedimento incluem:

  • maior suavização da pele, sobretudo do rosto;
  • amenização de linhas finas e rugas;
  • fortalecimento do colágeno da pele;
  • cútis com aparência mais viçosa e jovial; 
  • melhora na hidratação da pele;
  • suavização das cicatrizes de espinhas, cravos e acne.

O Skinbooster é realmente eficaz?

Sim, dermatologistas de todo o mundo familiarizados com o Skinbooster recomendam o procedimento, visto seus resultados, facilidade de aplicação e custo em relação a procedimentos mais arriscados, caros e invasivos. 

O tratamento em si traz pouco ou nenhum risco aos pacientes, sendo indicado tanto para homens quanto para mulheres em uma ampla faixa de idade. Por essas vantagens, o tratamento ganhou rapidamente notoriedade.

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário