Doenças que causam manchas de pele

Determinadas patologias podem apresentar uma dupla dor de cabeça. Primeiro a doença propriamente dita e segundo algumas lesões que se manifestam na pele. Na maioria dos casos são resultado da hiperpigmentação epitelial por trauma, alterações hormonais, entre outros distúrbios.

Leia também: Manchas na pele – tudo o que você precisa saber sobre o assunto

No post de hoje vamos listar algumas doenças que causam manchas de pele, os principais tratamentos e quando procurar um dermatologista.

Design sem nome 29

Diabetes

A diabetes pode gerar manchas escuras em regiões onde há pequenas dobras de pele, como pescoço, axilas, costas e barriga. É uma alteração da pigmentação da pele conhecida como Acantose Nigricans.

Está associada principalmente a problemas hormonais como um indicativo do organismo quanto a resistência à insulina. 

Geralmente, se tratar a diabetes, as manchas somem, no entanto, existem terapias específicas, como laser, pomadas, cremes, microagulhamento, dermocosméticos, entre outras. 

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica não contagiosa manifestada por meio de manchas vermelhas ou rosadas na pele. As lesões apresentam aspecto escamoso e esbranquiçado, além de coçar bastante. Afeta principalmente pessoas acima dos 30 anos em locais como joelhos, cotovelos, antebraço, mãos e couro cabeludo. 

A causa ainda é desconhecida, no entanto, os médicos acreditam que seja uma predisposição familiar que não é necessariamente transmitida aos descendentes.

O tratamento envolve anti-inflamatórios tópicos e dieta alimentar, uma vez que determinados alimentos como industrializados e comidas gordurosas podem funcionar como catalisadores. 

Dermatite de contato

São inflamações que surgem na pele com tonalidade avermelhada, podendo apresentar descamação e bolhas vermelhas. Ocorre quando uma substância considerada tóxica pelo organismo entra em contato com a pele, causando dor e coceira. Em alguns casos pode alterar a composição do sebo epitelial. 

Algumas substâncias são extremamente irritantes, capazes de causar alterações poucos minutos após o contato. Outras já exigem uma exposição mais prolongada. Entre as substâncias causadoras das manchas estão:

  • Ácidos;
  • Solventes (comumente encontrados em removedores de tintas, esmaltes e na acetona) nos removedores de esmalte);
  • São e detergente;
  • Determinadas plantas; 
  • Líquidos corporais (como urina e saliva). 

Geralmente as manchas somem com algumas horas ou dias após o paciente apresentar a reação e deixar de se expor ao agente causador. Podem ser receitados corticosteroides e anti-histamínicos (para aliviar a coceira). 

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente o centro da face. Manifesta-se como manchas vermelhas, inchadas, com bolhas e telangiectasias (pequenos vasos dilatados à superfície da pele). É comumente confundida com acne, mas são condições diferentes. 

Atinge principalmente adultos de tons de pele mais claros, acima dos 30 anos. Acomete pessoas de ambos os sexos, no entanto, é mais comum em mulheres, o que pode denotar alguma relação de seu agravamento com os hormônios femininos. 

A causa ainda é desconhecida, porém, acredita-se que alguns agentes funcionam como catalisadores, como luz solar, anomalias no sistema imunológico, hiper-reactividade vascular, reações inflamatórias exageradas do sistema imunológico e ingestão de determinados alimentos. 

Não há uma cura, mas tratamento que minimiza os sintomas, como sabonetes especiais, hidratantes neutros, pomadas (Metronidazol, o Ácido Azelaico ou a Ivermectina) e medicamentos orais (Doxiciclina, a Minociclina ou a Azitromicina). ;

Micose

As micoses são doenças causadas por fungos que também geram coceira, descamação da pele e vermelhidão. As manchas geralmente são grandes com forma bem limitada. É mais frequente no verão, quando o calor e o suor criam o ambiente ideal para a proliferação de fungos na pele. 

O tratamento costuma ser feito com antibióticos e remédios antifúngicos.

Agende sua consulta

Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Atendimento de Segunda a Sábado

Hanseníase

As manchas de hanseníase são causadas pela  bactéria Mycobacterium leprae, podendo acometer qualquer pessoa. Trata-se de uma infecção crônica que se manifesta por meio de manchas de coloração vermelha ou rosada na pele, olhos e nariz. No local afetado há perda da sensibilidade e força muscular. 

A maior parte das pessoas tem resistência à bactéria, no entanto, determinadas condições podem viabilizar seu surgimento. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de interromper a transmissão e evitar complicações. 

O tratamento é chamado de poliquimioterapia. É feito via oral com comprimidos distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde.

Rubéola

As manchas causadas pela rubéola são avermelhadas, pequenas e um pouco mais elevadas em relação à pele normal. Surgem inicialmente na face e atrás das orelhas e podem se espalhar por todo o corpo. 

Trata-se de uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Togavírus. Seu contágio acontece pelas vias respiratórias quando a pessoa aspira gotículas de saliva ou secreção nasal.

Além das manchas, a rubéola causa dores na cabeça, no corpo e ao engolir, coriza, ínguas e febre. 

O tratamento inclui antitérmicos e analgésicos para reduzir o desconforto, aliviar as dores e baixar a febre. Se as manchas cicatrizarem e deixarem marcas será necessário recorrer ao uso de pomadas, cremes ou procedimentos estéticos como laser e peeling

Sarampo

O sarampo é causado pelo vírus da família Paramyxoviridae. Seus sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e as manchas avermelhadas que surgem no couro cabeludo e em seguida em outras partes do corpo, como costas, dorso e membros. 

O tratamento indicado é o repouso, hidratação e medicamentos para controlar as dores e febre. Se as manchas persistirem mesmo com a cicatrização será necessário recorrer inicialmente a cremes clareadores ou tratamentos como peeling, laserterapia ou dermoabrasão.

Zika vírus

Ao ser infectado pelo zika vírus, o paciente costuma apresentar pequenas manchas avermelhadas na pele. Geralmente vem acompanhadas de coceira e hipersensibilidade. Tratando a doença, as manchas costumam desaparecer, mas assim como outras doenças pode deixar marcas, que podem ser tratadas com agentes tópicos (cremes e pomadas). 

Covid

A infecção pelo Coronavírus também pode se manifestar na forma de lesões avermelhadas com ou sem bolinhas, manchas no tronco em formato de moeda com centro claro, lesões semelhantes a da catapora que se rompem como uma crosta ou casquinha. Podem coçar ou não, dependendo da manifestação. 

Geralmente ao tratar a doença, as manchas vão embora, mas podem ficar suas cicatrizes. De modo geral, o tratamento é feito com cremes hidratantes e clareadores. 

Independente da mancha e sua manifestação em seu organismo é fundamental procurar o dermatologista para o diagnóstico preciso. Esse profissional é o mais indicado para identificar a natureza das manchas, o melhor tratamento e fazer o acompanhamento do paciente. 

Portanto, evite automedicação, ela pode não ter o efeito desejado e ainda aumentar o problema. Ao notar qualquer sinal ou mancha no corpo, consulte o dermatologista. 

Leia também: Manchas na pele – tudo o que você precisa saber sobre o assunto

 

AGENDAMENTO ONLINE

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP

Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário