Rejuvenescimento facial sem cirurgia – conheça as principais técnicas

Existe uma série de técnicas de rejuvenescimento facial sem cirurgias. Os métodos visam atenuar os efeitos do envelhecimento facial, que ocorre de forma previsível, iniciando a partir dos 30 anos de idade. Nessa fase da vida, há uma sensível redução na produção de colágeno, responsável pela sustentação e rigidez da pele. 

Trata-se de algo que se manifesta de diferentes formas. Os seus principais sintomas são flacidez, aumento da proeminência das pregas nasolabiais, popularmente designada por “bigode chinês, rugas, entre outros. 

Clique aqui para saber mais sobre rejuvenescimento facial. 

Continue lendo o post, e conheça as principais técnicas de rejuvenescimento facial sem cirurgia. Boa leitura!

Sculptra (ácido poli-L-lático) 

Apesar do nome ácido poli-L-lático, essa substância já está presente no organismo humano e o produto sintético é considerado um dos tratamentos mais eficientes do mercado no quesito bioestimulador.

O procedimento é feito a partir da aplicação com injeção ou cânulas no rosto, dessa forma o organismo assimila o ácido sem qualquer risco ao paciente. A técnica visa estimular a formação de colágeno na pele, podendo aumentar em até 400% a produção da substância.

O ácido poli-L-lático pode ser aplicado no rosto para tratar a flacidez, reduzir rugas, aumentar o volume da face e promover um lifting que pode durar até 12 meses, com resultados progressivos. São necessárias de 2 a 5 sessões (dependendo do objetivo) e o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

Radiesse (hidroxiapatita de cálcio)

Este tratamento também é um bioestimulador aplicado sob a derme para estimular a produção de colágeno. O produto é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio suspensas em gel, que quando absorvidas pelo organismo proporcionam uma pele mais rígida, com maior elasticidade e aspecto jovial. 

Esse tipo de tratamento é minimamente invasivo, visto que a hidroxiapatita de cálcio  também é produzida pelo corpo humano, mas com a idade essa produção cai. É indicado para o preenchimento de vincos, sulcos, redução de rugas e linhas de expressão. 

Os efeitos são progressivos e podem durar até 24 meses, sendo indicadas de 2 a 5 sessões conforme o caso. Os resultados podem ser notados a partir da primeira aplicação.

Peeling

O peeling é um procedimento de clareamento e rejuvenescimento da pele que promove a renovação celular progressiva e a regeneração dos tecidos. Também é indicado para o tratamento de manchas na pele, cicatrizes e flacidez. 

Existem diferentes tipos de peeling (físico, laser ou químico), contudo, o objetivo é o mesmo: conduzir a destruição controlada da epiderme e derme. Essa “destruição” promove a renovação dos tecidos, estimulando a produção de colágeno. O resultado é uma pele sem lesões ou manchas, mais lisa e regenerada.

Laser CO2

O laser utiliza de fontes de radiação eletromagnética ou luz, que queimam a pele, destruindo as células para uma futura renovação celular. Com isso, estimula a produção de colágeno e a retração da pele, atenuando sinais de envelhecimento como rugas finas, manchas escuras e cicatrizes de acne. 

O procedimento é indicado no combate de rugas, linhas de expressão, além de melhorar a textura e proporcionar maior firmeza à pele. 

Cada sessão dura pouco mais de 30 minutos, dependendo do objetivo e das condições do paciente. É aplicado um creme anestésico antes do procedimento e tanto paciente quanto dermatologista utilizam óculos para evitar lesões oculares. 

Os resultados podem ser notados a partir da primeira sessão e podem perdurar por até 12 meses. São necessárias de 2 a 4 sessões, dependendo do paciente.

Luz pulsada

O rejuvenescimento com luz pulsada é um tratamento em que o dermatologista aplica feixes de luz sobre a pele, produzindo calor controlado (entre 39 e 43ºC). Esses feixes são absorvidos pelas células e atingem diferentes alvos como a melanina, microvasos e o colágeno. 

O procedimento é indicado para reduzir rugas finas, manchas solares, alterações na textura da pele, olheiras e flacidez. É menos doloroso que o laser tradicional, podendo gerar a descamação da área tratada. A “nova pele” surge renovada, mais lisa, regenerada e sem manchas. 

Cada sessão tem duração média de 30 minutos, podendo variar conforme o objetivo e estado do paciente. Os resultados são progressivos e podem durar 12 meses, sendo necessárias de 2 a 4 sessões.

Silhouette 

O Silhouette é uma técnica com efeito duplo que utiliza fios para “levantar” a face. Esses fios são inseridos sob a epiderme para gerar um efeito lifting imediato, além do efeito secundário de estimular a produção de colágeno pelo organismo. 

Os fios são feitos de ácido polilático, uma substância já presente no corpo humano que auxilia na elasticidade e rigidez da pele, dessa forma, não há rejeição do organismo. A aplicação é feita em consultório dermatológico, com anestesia local e sem cortes.

Cada sessão dura em média 30 minutos, sem a necessidade de afastamento do paciente de suas atividades rotineiras. Os resultados são imediatos para o lifting e o estímulo na produção de colágeno pode durar até 24 meses. Podem ser necessárias de 2 a 4 sessões, dependendo do objetivo.

Microagulhamento

Também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), o microagulhamento é um tratamento que produz furos minúsculos controlados. Esses furos estimulam os fibroblastos, que por sua vez produzem mais colágeno e elastina, restaurando a pele danificada. 

O tratamento é realizado com diferentes técnicas, utilizando principalmente pequenos rolos que sustentam as microagulhas. Apesar dos furos, o procedimento é minimamente invasivo, uma vez que as agulhas penetram a uma determinada profundidade da pele e as microperfurações são quase imperceptíveis. 

É indicado para reduzir linhas de expressão, rugas, manchas, cicatrizes de acne e estrias. Cada sessão dura entre 30 e 60 minutos com resultados progressivos que podem durar até 12 meses. Podem ser sugeridas de 2 a 6 sessões, com intervalos de aproximadamente 20 dias entre cada uma delas. 

Vale ressaltar que todos esses tratamentos devem ser feitos somente em consultório dermatológico com um profissional capacitado. Essas técnicas podem ser administradas em conjunto para resultados mais expressivos. 

Clique aqui para saber mais sobre rejuvenescimento facial.

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua avaliação