Pomada para Escaras

Conhecida na linguagem técnica da medicina como úlcera de decúbito, as escaras são feridas que costumam acometer pacientes que ficam acamados por muito tempo.

A imobilização por longos períodos pode comprometer a circulação, especialmente devido à pressão do peso da pessoa sobre uma única região. Uma das formas de fazer o tratamento de tais feridas é através do uso de pomadas.

Confira abaixo algumas opções de pomadas que podem ser utilizadas para o tratamento de escaras.

O que são escaras

Escaras são feridas que surgem em regiões da pele que ficam pressionadas por muito tempo, como quando ficamos muito tempo sentados ou deitados por exemplo.

Essas feridas surgem porque o fluxo sanguíneo diminui após 2 ou 3 horas na mesma posição, principalmente em regiões com maior quantidade de osso e menos pele, como o calcanhar e o tornozelo.

A escara pode se tornar um problema mais grave se ficarem infeccionadas, pois bactérias podem crescer em escaras abertas e mal-cuidadas, trazendo maiores complicações.

Tratamento para escara

O tratamento apropriado das escaras deve ser prescrito por um médico dermatologista, pois é necessário identificar se há infecção por algum tipo de microrganismo.

O tratamento para essas feridas pode ser feito com o auxílio de laser ou com o uso de pomadas. Ambos colaborarão para a cicatrização da ferida, podendo também serem realizados em conjunto.

No tratamento com medicamentos tópicos, o primeiro passo é a remoção dos tecidos atingidos pelas feridas, bem como a limpeza dos ferimentos com o uso de soro fisiológico. Em seguida, é feita a aplicação de pomadas para cicatrizar as feridas e, por fim, coloca-se um curativo para evitar a entrada de microrganismos.

pomada para escaras

Além do tratamento das feridas em si, é geralmente recomendado sessões de fisioterapia para reduzir a pressão sobre a pele. A movimentação dos membros ajuda a reativar a circulação sanguínea.

É importante que a pomada e a dosagem, bem como o tipo de laser, sejam recomendadas pelo médico que fez o diagnóstico.

Escaras superficiais, de primeiro grau, ou seja, que ainda não viraram feridas, podem ser curadas simplesmente aliviando a pressão no local com massagem e evitando que o paciente fique na mesma posição por mais de 3 horas direto.

Pomadas para tratamento de escaras

Algumas das pomadas mais comumente utilizadas para o tratamento de escaras são:

  • Óleo Dersani

Este óleo pode ser encontrado em qualquer farmácia. A aplicação deve ser feita nas regiões com escaras superficiais, bem como em áreas mais propensas ao seu desenvolvimento. Este óleo tem, além da propriedade cicatrizante, efeito bactericida, hidratante e auxilia na regeneração cutânea.

  • Papaína

A papaína é uma mistura de enzimas proteolíticas e peroxidases, que atuam na remoção de tecido morto e possui propriedades anti-inflamatórias, atuando na contração e junção das bordas de feridas, podendo ser usada em diversas fases da cicatrização.

Depois da aplicação dessa pomada sobre as escaras, deve ser aplicado um creme hidratante na pele ao redor da região para impedir que as escaras se espalhem para outras regiões.

  • Pomadas a base de prata, como a Sulfadiazina de prata

  • Óleo AGE Curatec

Este óleo atua naprevenção de úlceras por pressão, no tratamento de feridas infeccionadas ou não, dermatites e perilesões Suas propriedades hidratantes vêm da combinação de vitamina A e E juntamente com a lecitina de soja. Além disso, combatem o surgimento de lesões.

Tratamento de escara com laser

O uso de um aparelho de laser, de baixa intensidade, pode ser utilizado para o tratamento de escaras porque ele aumenta a circulação sanguínea do local e acelera a cicatrização das feridas. A aplicação do laser deve ser feita numa clínica especializada por um profissional e somente realizado quando prescrito por um médico.

Como saber se o tratamento está sendo eficiente?

A melhora na escara pode ser vista se as feridas estão com crescimento de tecido novo avermelhado ao redor da região afetada, ajudando-a a fechar e cicatrizar. Caso você note que não há crescimento de tecido novo ao redor da ferida, muito provavelmente, o tratamento não está sendo eficiente e será necessário partir para outro método. Os sinais de piora são aumento da vermelhidão em volta da ferida, surgimento de tecido amarelado ou marrom no interior da ferida, pus e sinais de infecção como cheiro ruim.

paciente mude de posição a cada 2 horas

Dicas Para Evitar a Formação de Escaras

Pacientes acamados ou que usam cadeira de rodas são as principais vítima das úlceras de decúbito. Para evitar o surgimento de escaras, recomenda-se:

  • Que o paciente mude de posição a cada 2 horas no mínimo;
  • O uso de colchão do tipo caixa de ovo para pacientes acamados;
  • Inserção de almofada nas regiões onde surgem manchas avermelhadas;
  • Aplicação de cremes e óleos hidratantes sobre a pele, principalmente nos locais que recebem maior pressão do peso do paciente;

Observação diária do aparecimento de novos ferimentos sobre a pele do paciente.

AGENDAMENTO ONLINE

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – Al. Jaú 695 – São Paulo – SP

Agende uma Consulta e saiba mais sobre os tratamentos e protocolos estéticos mais indicados para potencializar suas características naturais.

Dra. Juliana Toma

Médica Dermatologista - CRM-SP 156490 / RQE 65521 | Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia. Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA. Ex-Conselheira do Conselho Regional de Medicina (CREMESP). Coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMESP (2018-2023).

Deixe o seu comentário