Manchas escuras no rosto: O que pode ser?

Manchas escuras no rosto? Preocupado com o que pode ser? Você veio ao lugar certo!

Muitas vezes nos deparamos com algumas manchinhas novas e misteriosas em nossa pele. De fato, muitos de nós já tivemos a experiência de correr para o Google para pesquisar qual pode ser o motivo do desenvolvimento dessas manchas desconhecidas.

Manchas escuras no rosto podem se desenvolver por condições que não são graves, como a queratose seborreica, que é benigna. Mas também podem se tratar de uma condição mais séria, como um caso de melanoma.

Neste artigo, irei citar algumas das possíveis causas do surgimento dessas manchas escuras no rosto, para que você possa ficar por dentro desse assunto.

Então fique por aqui para saber mais.

São diversas as causas do desenvolvimento de manchas escuras no rosto.

Geralmente, elas estão ligadas à exposição de sua pele ao sol ou ao efeito das variações hormonais, como acontece na gravidez, entre outros motivos.

Entre as condições que causam manchas na pele, as mais comuns são a queratose seborreica (também conhecida como ceratose seborreica ou verruga seborreica), o lentigo solar e os nevos.

Veja uma lista de quais condições de pele falaremos mais abaixo:

  • Queratose seborreica
  • Nevos
  • Lentigo solar
  • Melasma
  • Melanoma.

Queratose seborreica

O que é?

A queratose seborreica é uma condição em que manchas em cores escuras, como marrom, preto ou castanho, aparecem na pele. 

Em geral, a condição de pele afeta pessoas de meia-idade, e essas manchas podem tanto aparecer individualmente quanto em muita quantidade.

Essas manchas normalmente possuem aspecto escamoso, verrucoso, ensebado e um tanto elevado na pele. 

Causas

A queratose seborreica é benigna e não tem uma causa exata, tendo sua origem normalmente relacionada à genética.

O tratamento

Geralmente, a queratose não pede por um tratamento. Por ser benigna, raramente ela vai causar algum desconforto.

Mas caso ela esteja causando incômodo como coceiras e irritação, ou até mesmo complicações com a autoestima, vai requerer intervenção médica. A terapia pode ser feita com crioterapia, eletroterapia ou cauterização química com ácidos como o tricloroacético.

Nevos

O que é?

O nevo é uma condição de pele bem comum e pode causar manchas escuras no rosto.

Geralmente, essas pintas aparecem quando a pessoa ainda é jovem, sendo muito comum em crianças e adolescentes.

São pintas escuras que podem ser pretas ou marrons, e normalmente são lisas. Elas também podem ser planas ou pouco elevadas, tendo formas redondas ou ovais bem proporcionais.

Causas

O nevo se dá pelo acúmulo de melanócitos, o que está ligado à mutação dessas células, que produzem melanina.

É preciso ficar atento com aquelas pintas que possuem algumas alterações anormais, ou que causam algum incômodo, já que estas podem estar relacionadas com tumores malignos, como o melanoma.

O tratamento

A maioria dos nevos são benignos, não sendo necessários quaisquer tratamentos.

Porém, há também aquelas pintas que merecem uma atenção maior, visto que vários melanomas e outros tumores cancerosos têm início sendo uma pinta.

Como foi dito, esses nevos normalmente têm um comportamento atípico e causam desconforto.

A remoção raramente precisa ser feita com uma cirurgia, e o tratamento deve ocorrer com orientações médicas.Clique neste link caso queira saber mais sobre os nevos.

Lentigo solar

O que é?

Lentigo solar, mancha senis ou mancha hepática são manchas escuras que aparecem na pele, geralmente com o envelhecimento.

São manchas de cor marrom, castanho ou preto que surgem nas áreas mais expostas ao sol, e por isso estão suscetíveis a surgirem em locais como o rosto e as orelhas.

Essas manchas costumam aparecer em pessoas idosas que possuem a pele mais clara.

Entre seus principais aspectos estão: mancha lisa, cores escuras, sem elevação e com contornos irregulares. As manchas não têm uma forma definida, e podem aparecer tanto individual quanto coletivamente.

Causas

O aparecimento de lentigos solares está diretamente ligado à exposição da pele ao sol, e por isso aparecem em áreas do corpo que normalmente ficam descobertas e expostas aos raios solares.

O tratamento

O tratamento dos lentigos solares é feito com medicamentos sob prescrição médica, e alguns procedimentos que podem deixar as manchas no rosto mais claras.

Os lentigos solares não têm cura, mas o tratamento é uma ótima opção para quem não gosta das manchas e quer deixá-las menos aparentes.

Melasma

O que é?

Também são manchas escuras no rosto, não seguindo um padrão específico. Podem ser mais claras ou mais escuras, dependendo do tom da pele da pessoa.

É mais comum que essas manchas afetem as mulheres, mas também podem atingir os homens. Normalmente elas surgem em toda a área do rosto.

Causas

Existem algumas possíveis causas de melasma, ou seja, alguns fatores que podem fazer essas manchas escuras surgirem.

Normalmente elas aparecem na gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais, e justamente por isso tendem a surgir em mulheres.

Outra possível causa é a exposição ao sol, o que faz com que a condição seja mais comum em partes expostas do corpo, como o rosto.

O tratamento

O tratamento contra melasma pode ser feito com produtos dermatológicos, como um creme clareador, tais medicamentos devem ser utilizados conforme orientação médica.

Em alguns casos é normal que as manchas desapareçam sem o uso de nenhum produto, como acontece em um fim de gravidez ou na interrupção do uso de algum anticoncepcional.

Se quiser saber mais sobre melasma clique neste link.

Melanoma

O que é?

O melanoma é um tipo de câncer de pele que pode evoluir de algumas dessas outras condições de pele que citamos acima.

Como os nevos, o melanoma também surge por conta das mutações que ocorrem com os melanócitos, quando essas células responsáveis pela produção de melanina se tornam células cancerígenas.

O melanoma é maligno, e é também um câncer muito grave que afeta a vida de muitas pessoas a cada ano.

A gravidade desse se dá pela facilidade que ele tem de realizar metástase, ou seja, alta probabilidade de se espalhar para outros órgãos.

Causas

Acredita-se que uma das principais causas do melanoma está ligada à exposição da pele aos raios ultravioletas provenientes do sol.

E como já foi dito, os melanócitos estão diretamente ligados à doença, pois são as suas mutações para células cancerígenas que causam o melanoma.

O tratamento

Bom, como todas as outras e especialmente com essa, o tratamento do melanoma é feito por um médico especialista. Para o tratamento deste e qualquer outro câncer é necessário e de extrema importância o auxílio de um profissional.

Para saber mais sobre o melanoma, leia outro de nossos artigos que explica mais detalhadamente sobre ele. É só clicar neste link.

Se você chegou até aqui é porque realmente se preocupa com a sua pele e quer cuidar melhor do seu corpo.

Mais dicas de como cuidar da pele? Quer saber algumas curiosidades sobre o seu corpo?

Então não deixe de ler outros posts no nosso site que são importantíssimos para manter você bem informado.

Lembre-se de sempre procurar um especialista no assunto quando alguma mancha escura em seu corpo deixar você preocupado.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário