Desvendando mitos sobre a pele negra

Você deve saber que existe uma grande diferença nos cuidados com a pele muito branca, branca, morena e negra não é mesmo? Acontece que existem muitos mitos sobre todos esses tons de pele. No geral a pele negra é mais forte, tem mais resistência quanto a sinais da idade e não encontra muito problema quando fica no sol, ela não sofre tanto. Mas é importante conhecer sobre a sua pele e saber sobre os mitos.

Existem muitos mitos sobre beleza, cada pessoa faz e inventa uma coisa e por isso diversos mitos começam a aparecer, alguns são bobos e não causam nenhum problema, outros já podem causar. Pensando nisso resolvemos desvendar alguns mitos sobre a pele negra para que você não perca tempo fazendo algo que não fará diferença ou pior, que pode prejudicar sua pele. Vamos mostrar o que é mito e o que é verdade, assim você vai poder cuidar melhor da sua pele do rosto e corpo.

Para começar, como já falamos a pele negra tem características diferentes da pele branca ou morena e por isso deve ser tratada de forma diferente. A melanina é responsável por pigmentar a pele, ela diminui a propensão aos tumores na pele e minimiza o fotoenvelhecimento. A pele negra possui muita melanina e por isso tem mais vantagens em relação a proteção, mas isso não minimiza os cuidados que você precisa ter.

 O primeiro problema com a pele negra aparece ai, como ela tem mais melanina, as pessoas pensam que não precisam de tanta proteção, mas estão muito enganados. Se você não cuidar da sua pele da forma certa ela corre o risco de desenvolver câncer também. O risco da pele negra manchar também é grande, então vamos aprender um pouco sobre a pele negra para evitar alguns problemas.

Não é necessário usar filtro solar – Mito

Esse é um grande mito, já falamos aqui em outros artigos sobre isso, a proteção solar é imprescindível para qualquer tipo de pele. A pele negra não fica vermelha quando exposta ao sol e não sofre tanto quando está exposta, mas é importante passar o filtro solar. O filtro solar é fundamental porque a pele negra tem predisposição à hiperpigmentação, além disso também pode desenvolver tumores.

Em caso de pele negra o ideal é a proteção solar de fator 30, ela vai proteger contra a degeneração do DNA das células e deve ser usada todos os dias, não só quando for a praia, ao clube ou lugares com muito sol. A proteção precisa ser diária para que não exista nenhum risco à saúde.

Pessoas de pele negra não têm câncer de pele – Mito

Como já mostramos é importante passar o filtro solar para prevenir os problemas de pele. Apesar das pessoas de pele negra terem maior proteção contra os raios ultra-violetas o câncer de pele também pode aparecer na pele escura da mesma forma que na branca.

Pele negra envelhece devagar – Verdade

A pele negra é mais resistente ao envelhecimento, ela possui mais colágeno e menor grau de flacidez, isso tudo em conjunto ajuda a pele a manter mais forte, sem rugas e sinais de envelhecimento por mais tempo. Isso não é mito, mas mesmo assim é preciso ter alguns cuidados, pois ela vai envelhecer.

Com o tempo você pode começar a passar creme específico para o contorno dos olhos, isso vai ajudar a evitar as bolsas debaixo dos olhos e rugas na região. Você também não pode dormir de maquiagem, nunca faça isso. É interessante também começar a usar creme com vitamina C e ácido hialurônico, eles são bons aliados e agem contra o envelhecimento da pele, eles previnem rugas e manchas na pele.

Pele oleosa envelhece mais devagar – Verdade

A pele oleosa tem mais resistência a ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre bem menos com os efeitos dele. A pele negra geralmente é mais oleosa, por isso aparecem mais cravos e acne. Nesse caso você precisa ficar atenta e tentar regular a oleosidade da pele, procure um dermatologista e descubra quais produtos vão ajudar a minimizar a oleosidade da pele, você não precisa tirar toda a oleosidade, mas controlar para diminuir a acne e cravo.

Já falamos aqui que a pele negra tem mais facilidade para manchar, se você tem pele oleosa as manchas podem aparecer se você não cuidar. Por isso crie o hábito de lavar o rosto duas vezes ao dia usando sabonetes indicados para pele oleosa.

Não precisa de tanta hidratação – Mito

A pele negra geralmente tem a epiderme mais espessa, por causa disso é mais resistente a agressões externas. Mas da mesma forma que isso ajuda, ele também atrapalha, com a epiderme mais espessa a proteção natural dificulta a hidratação e a absorção dela. Quando isso acontece a pele fica mais ressecada e surgem manchas esbranquiçadas.

É por isso que a pele negra precisa de hidratação como todas as outras. A hidratação deve ser diária, tanto no rosto como no corpo e principalmente nas regiões como joelhos e cotovelos.

Banhos quentes não prejudicam a pele negra – Mito

A água quente deve ser evitada por todas as pessoas, principalmente os banhos longos e muito quentes. Evite também o uso de buchas e esfoliantes que podem agredir demais a pele.

Pele negra tem tendência a foliculite – Verdade

Já falamos sobre a foliculite aqui, se você está com o problema ou ficou curioso para conhecer um pouco sobre a foliculite não deixe de ler esse artigo. Quando a pele é mais oleosa e tem pelos encaracolados existe uma maior tendência a aparecer a foliculite. Para evitar esse tipo de problema e as manchas que podem aparecer junto delas é necessário fazer uma esfoliação semanal na pele, tanto do rosto como do corpo.

Posso fazer tratamentos estéticos sem problema – Mito

É sempre importante tomar cuidado com os tratamentos estéticos realizados na pele negra, principalmente os mais agressivos. Você pode fazer uma limpeza de pele, mas ela deve ser feita com cautela e delicadeza para que os produtos não causem problemas na pele.

Sempre que você tiver dúvidas sobre algum procedimento ou mesmo sobre o que passar na sua pele, vá ao dermatologista, é importante consultar esse profissional para evitar maiores problemas. E não deixe de visitar o dermatologista pelo menos uma vez no ano, ele é importante e irá te ajudar a manter uma pele sempre bonita e saudável.

Se ficou alguma dúvida deixe um comentário que podemos te ajudar, a informação nunca é demais. Compartilhe também com seus amigos, todos precisam saber o que é mito e o que é verdade sobre a pele negra, assim muitas pessoas vão evitar problemas. Veja também outros artigos que já fizemos aqui, muitos podem te interessar como o artigo sobre foliculite e sobre o filtro solar.

Agende uma avaliação através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

1 Comente

Deixe o seu comentário.
  • Adorei! Minha família é negra e Absolutamente ninguém envelheceu, nem meu primo que passou dos 40 , fuma e bebe muito. Tá novíssimo o pretinho. Só cabelo grisalho que chegou rápido.
    Mesmo assim vamos cuidar da pele!!

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua avaliação