Tratamento

Tratamento para Acne

A acne é uma condição cutânea comum que acontece quando os folículos capilares sob a pele ficam entupidos.

O óleo e as células mortas da pele tapam os poros, e surtos de lesões podem acontecer. Na maioria das vezes, as lesões ocorrem no rosto, mas também podem aparecer nas costas, peito e ombros.

A acne causa um grande desconforto estético, principalmente por atingir a região da face. Alguns pacientes chegam a ter vergonha de se socializar devido às máculas, tornando indispensável o maior conhecimento e a procura por um dermatologista.

Não é recomendado usar tratamentos caseiros, que não tenham eficácia comprovada ou que não sejam recomendados pelo dermatologista. Cada pessoa se comporta de forma diferente a um agente externo. Esses produtos podem irritar a pele, gerando reações alérgicas, manchas e ainda podem piorar o quadro.

A Clínica de Dermatologia Dra. Juliana Toma tem experiência no tratamento para acne em São Paulo.

Design sem nome 35
Dra Juliana Toma Dermatologia Sao Paulo
UM POUCO SOBRE A DRA.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP 156490 / RQE 65521

Médica dermatologista, com Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologia, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA

CONHEÇA A EQUIPE
11-99255-1854 Rua Saint Hilaire 96 – Jardim Paulista – São Paulo

A acne é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, sendo mais comum durante a puberdade e no início da juventude. Algumas pessoas desenvolvem a doença mais tarde, entre os 20 e os 40 anos. O distúrbio varia em suas formas, e em casos mais graves, pode deixar cicatrizes, manchas e alterações na pele.

Dermatologista Especialista

Tratamento para acne

  • Agentes tópicos: São cremes, pomadas e géis receitados pelo dermatologista para controle da inflamação e irritação, como o ácido azeláico, que possui ação anti-inflamatória, e o ácido glicólico, com ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Além deles, são recomendados o Ácido salicílico, Peróxido de benzoíla, clindamicina e os retinoicos.  
  • Remédios via oral: Entre eles estão a isotretinoína para reduzir a hiperatividade das glândulas sebáceas e antibióticos para tratar a infecção bacteriana e inflamação.
  • Alguns desses medicamentos podem apresentar efeitos colaterais, a exemplo de ressecamento da pele, irritação, sensibilidade à luz (sobretudo a solar), vermelhidão, ardor ou queimação na pele. Daí a necessidade de acompanhamento dermatológico durante todo o tratamento.
  • Laser: O laser Spectra é um dos mais indicados para o tratamento da acne e melhora consideravelmente o seu aspecto. O feixe de luz emitido pelo aparelho provoca o aquecimento da derme onde as glândulas sebáceas se alojam, assim é possível reduzir sua atividade e consequentemente as lesões. 
  • Luz pulsada: A luz pulsada é semelhante ao laser. O aparelho emite feixes de luzes policromáticas e não colimadas de forma orientada. No caso da acne é utilizada a luz verde ou vermelha. A luz verde elimina a bactéria causadora da inflamação, enquanto a vermelha combate a inflamação.
  • Peeling químico: Consiste na aplicação de um ácido em baixas concentrações para promover o efeito esfoliante na pele. É indicado para tratar as cicatrizes causadas pela acne, dessa forma, são retiradas finas camadas superficiais da pele e em seu lugar “nascem” camadas revitalizadas, sem cicatrizes ou manchas. 
Agende via WhatsApp sua consulta

Cuidados/prevenção da acne

Para auxiliar no tratamento ou prever novos casos, podem ser tomadas algumas atitudes simples:

– lave suavemente a pele uma ou duas vezes ao dia;

– não toque a pele com as mãos sujas;

– mantenha seu cabelo longe do rosto;

– use sabonetes ou loções específicas para reduzir o excesso de oleosidade da pele;

– quando sair ao sol, use filtro solar com FPS ideal para sua pele;

– ao suar, tome um banho assim que possível;

– lave seus cabelos assim que perceber excesso de oleosidade;

– evite usar gel, mousse, creme sem enxágue ou pomada de cabelo;

– não toque seu rosto com frequência;

– vista roupas leves, feitas com tecidos naturais como o algodão;

– não se exponha a óleos ou produtos químicos frequentemente;

– jamais esprema suas espinhas, pois isto agrava a inflamação.

– beba muita água, ela hidratará sua pele e eliminará as toxinas que poderão obstruir os poros;

– consuma alimentos ricos em vitamina A, que diminuem a produção excessiva de sebo. Fontes: salmão, cenoura, brócolis e espinafre;

– aposte nos alimentos ricos em zinco, pois eles possuem propriedades anti-inflamatórias e acalmam a pele irritada. Exemplos: castanha brasileira, ostra e gérmen de trigo;

– as vitaminas E e C também são importantes para o tratamento de acne. Elas são anti-inflamatórias, atuam na formação de colágeno e regulam a ação hormonal. Estão presentes em: frutas cítricas, mamão, acerola, batata-doce, azeite de oliva, abacate e folhas verdes, entre outros;

– alimentos ricos em selênio, como ovos, peixes, castanhas e gérmen de trigo atuam na melhora do aspecto da pele e os resultados podem ser vistos após doze semanas;

– modere o consumo de açúcar e carboidratos simples, evitando gorduras saturadas.

NOSSA ESTRUTURA

Clínica localizada na região dos Jardins em São Paulo

Conta com valet gratuito na porta e estacionamento no local. Amplas instalações modernas. A clínica está pronta para receber seus pacientes de forma especial, e utilizar últimas tecnologias do mercado de maneira eficaz.

Agende uma consulta através do nosso WhatsApp

Dra. Juliana Toma – Médica Dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo – EPM

Clínica no Jardim Paulista – São Paulo – SP

CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DRA. JULIANA TOMA

Agende sua consulta. Atendemos pacientes particulares

Dermatologia Clínica e Cirúrgica. Tratamentos Faciais e Corporais. Laser em picossegundos. Cosmiatria

AGENDE SUA CONSULTA