Marcas de expressão na testa: prevenção e tratamento

Em algum momento da vida as marcas de expressão vão aparecer. As causas principais são o envelhecimento natural cutâneo e a exposição solar sem proteção. As marcas de expressão na testa são as mais comuns, pois estão associadas aos movimentos que fazemos comumente, como sorrir, chorar e levantar as sobrancelhas.

Esses e outros movimentos musculares, repetidos por anos e anos, deixam marcas permanentes na pele. A boa notícia é que é possível prevenir e atenuar esses sinais, com medidas simples e tratamentos pouco invasivos. 

Leia também: Toxina botulínica – tudo o que você precisa saber sobre

Continue lendo o post, descubra quais hábitos influenciam no surgimento das marcas de expressão na testa, como prevenir e tratá-las. Boa leitura.    

Franzir os olhos

Quando a luz emitida pelo sol está muito forte ou estamos com alguma dúvida ou inquietação, costumamos franzir demais os olhos sem notar. Pode parecer um hábito simples, mas ele contribui para o aparecimento das linhas de expressões. 

Não usar hidratante 

O creme hidratante deve ser seu companheiro da vida. Ignorar a hidratação pode aumentar as marcas de expressão. Isso porque a pele não hidratada tem maior dificuldade em produzir colágeno.

Franzir a testa quando está estressada

Cada pessoa reage de uma forma diferente ao estresse, há aquelas que focam no problema e deixam o desconforto visível por franzir demais a testa. Essa não é uma atitude saudável e pode causar marcas permanentes na região pelo movimento repetitivo.

Dormir de bruços

Pode não parecer, mas até a forma como você dorme pode ajudar no aparecimento das marcas de expressão. Isso porque o travesseiro causa dobras na pele da testa que podem virar rugas com o passar do tempo. 

Como evitar o surgimento dessas marcas de expressão

Fotoproteção

O sol causa danos irreparáveis à pele, portanto durante toda a vida é importante cuidar da pele para evitar esses danos. Os raios solares fazem a pele ficar enrugada e seca, além de danificar o DNA das células epiteliais e aumentar os radicais livres que quebram as fibras elásticas e colágenas. 

O principal cuidado é o uso de protetor solar com fator de proteção mínimo de 30 FPS. Além disso, é necessário evitar a exposição prolongada entre às 10 e 16 horas, usar óculos de sol e roupas de fibras naturais quando sair durante o dia. 

Relaxe

Enquanto algumas pessoas dão muita atenção aos problemas, aumentando os níveis de estresse, outras focam em outras atividades, no intuito de esquecer esses problemas. Se o seu caso é o primeiro, o ideal é buscar uma mudança de comportamento. 

Uso de hidratantes

A hidratação traz uma série de benefícios à pele, o mais importante é evitar o ressecamento e a desidratação, que fazem aumentar as descamações e deixam as linhas de expressão mais evidentes. O uso diário do hidratante, combinado com o protetor solar, vai evitar que essas marcas surjam precocemente.  

Mantenha hábitos saudáveis

Muitas coisas influenciam a qualidade da pele, sobretudo os hábitos da pessoa. Alimentação saudável, beber 2 ou mais litros de água por dia, exercícios físicos são o básico para manter a saúde da pele. Além disso, evite comidas industrializadas ou gordurosas e o abuso do álcool/fumo é importante.

Dermocosméticos que reativam o colágeno

Alguns dermocosméticos estimulam a produção de colágeno novo, uma proteína responsável por dar sustentação à estrutura da pele, aumentando sua resistência, tônus e firmeza. O uso desses produtos pode ajudar a retardar o envelhecimento cutâneo e seus sinais. 

Tratamentos para reduzir as marcas de expressão na testa

Agora, se as marcas já são evidentes, você pode cogitar realizar um tratamento estético para reduzir as linhas de expressão na testa. Entre os mais interessantes, temos:

Cremes anti-rugas

Os cremes anti-rugas são capazes de reduzir as linhas horizontais da testa e as rugas nas laterais, os chamados pés de galinha. Entre os ativos mais comuns estão o Retinol, antioxidantes e os ácidos mais brandos como o ácido hialurônico e o glicólico.

Botox (toxina botulínica)

O botox é uma técnica não invasiva, que devolve a aparência jovial da pele. É um tratamento amplamente utilizado para a redução de marcas do tempo e o rejuvenescimento facial. 

A base é a toxina botulínica, uma neurotoxina que em pequenas quantidades não causa nenhum mal ao organismo. Ela corta a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos, paralisando-os temporariamente. Isso impede a formação das rugas e linhas de expressão.  

Como o efeito é temporário (dura de 4 a 6 meses) são necessárias novas sessões, conforme a necessidade do paciente. 

Saiba mais sobre o botox e os principais benefícios.

Lifting facial

O lifting facial é uma cirurgia plástica ideal para marcas de expressão e flacidez mais profundas. O procedimento permite amenizar rugas e sulcos, principalmente na região da testa e dos olhos, de modo a obter um resultado bastante natural e duradouro. 

Microagulhamento

O microagulhamento utiliza micro agulhas ou cânulas para fazer pequenas perfurações na pele, causando ferimentos bem pequenos e vermelhidão no local. Isso estimula a regeneração natural da pele, bem como a formação de colágeno novo e elastina. A partir daí, camadas novas são formadas, com menos linhas de expressão. 

O procedimento pode ser usado na testa e em outros locais do rosto, de modo a devolver o tônus e elasticidade do local.

Peeling

O peeling pode ser químico ou físico, no entanto o objetivo é o mesmo: estimular a renovação celular e atenuar os efeitos do envelhecimento. É um tipo de esfoliação profunda que favorece o surgimento de uma nova camada de pele, renovada, sem marcas de expressão e com melhor tônus. 

O peeling químico utiliza um ácido, geralmente o ácido retinóico para promover o efeito lifting no rosto. 

O peeling físico utiliza agentes físicos para realizar a descamação da pele. Pode ser lixas ou aparelhos específicos, comercialmente chamados de peeling de cristal ou peeling de diamante.

Vale ressaltar que esses procedimentos só devem ser feitos quando indicados pelo dermatologista.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521. Médica Especialista em Dermatologia pela SBD. Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica - Principles and Practice of Clinical Research - Harvard Medical School (EUA).

Deixe o seu comentário

Abrir chat
Agende sua consulta